Sentença judicial ordena consultar projeto Hidrovia Amazônica no Peru

((o))eco
terça-feira, 28 outubro 2014 12:00

Juiz ordenou ao Ministério de Transportes e Comunicações suspender o projeto para realizar uma consulta prévia com as comunidades indígenas do rio Marañón. (publicação do Servindi, em espanhol)

Justiça ordena empresa paralisar depredação de florestas em Ucayali

((o))eco
segunda-feira, 27 outubro 2014 12:00

No Peru, o Tribunal da região de Ucayali ordenou a suspensão imediata de atividades contaminantes, extrativistas e predatórias que uma empresa realiza em Nova Requena e Curimana. (publicação do Andina, em espanhol)

O maior programa para monitorar a Amazônia está na Colômbia

((o))eco
sexta-feira, 24 outubro 2014 19:00

A maior rede de observação da floresta amazônica será estabelecida na Colômbia. A iniciativa visa conter o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia em um cenário pós-conflito. (publicação do La Estrella de Panamá, em espanhol)

Ativistas usam GPS para rastrear madeireiros ilegais na Amazônia brasileira

((o))eco
sexta-feira, 24 outubro 2014 19:00

A vigilância de GPS de caminhões madeireiros, e usadas por ativistas na Amazônia, revelou como os madeireiros estão derrotando as tentativas para conter o desmatamento na maior floresta tropical do mundo. (publicação do The Guardian, em inglês)

Ariranhas se recuperam em parque peruano, mas continuam ameaçados

((o))eco
sexta-feira, 24 outubro 2014 19:00

Um novo estudo estima que a população da espécie se recuperou em seu habitat no Parque Nacional Manu, no Peru, mas a ameaça ainda continua. (publicação do Mongabay, em inglês)

Grandes barragens: Falsas aliadas para combater as mudanças climáticas

((o))eco
quinta-feira, 2 outubro 2014 20:59

Durante anos, as grandes represas têm sido a primeira escolha para atender às necessidades de energia em grande parte da América Latina. Segundo estudos, grandes barragens não significam energia limpa e não são climaticamente amigáveis. (publicação do Actualidad Ambiental, em espanhol)

Novos números do INPE mostran tendência de redução da degradação florestal

((o))eco
quarta-feira, 1 outubro 2014 20:59

Inpe revela novos dados sobre o estado de devastação da Amazônia. Números podem estar relacionados a queimadas e ao corte ilegal de madeira e indicam tendência de redução na destruição da floresta. (publicação do Ciência Hoje)

Povos indígenas aprendem a usar drones para proteger seus territórios

((o))eco
quarta-feira, 1 outubro 2014 20:54

A Associação Interétnica para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas (Aidesep) informou que os líderes indígenas de várias regiões do país estão sendo treinados para o uso de drones (veículos aéreos não tripulados) para melhor proteção de seus territórios. (publicação do Actualidad Ambiental, em espanhol)

A seca assusta enquanto o “rios voadores” da Amazônia desaparecem

((o))eco
segunda-feira, 22 setembro 2014 21:00

A seca sem precedentes que afeta agora São Paulo, metrópole gigante da América do Sul, acredita-se ser causada pela ausência dos “rios voadores” – as nuvens de vapor da Amazônia, que normalmente trazem chuva para o centro e sul do Brasil. (publicação do The Guardian, em inglês)

Barragens do Tapajós planejadas no Brasil aumentariam desmatamento da Amazônia

((o))eco
sexta-feira, 19 setembro 2014 21:17

Um plano para a construção de uma dúzia de barragens na bacia do rio Tapajós levaria à perda de 950 mil hectares de floresta até 2032, estimulando a especulação de terra e migração em massa para a região, sugere um estudo do Imazon. (publicação do Mongabay, em inglês)