Notícias

Nossos parques nacionais vistos do espaço

Os parques nacionais são a mais popular e antiga categoria de Unidades de Conservação no Brasil. Veja mapas interativos de alguns dos mais importantes.

Redação ((o))eco ·
21 de janeiro de 2013 · 11 anos atrás

Nossa colunista Maria Tereza Pádua resume bem a relação do Brasil com seus parques nacionais:

“Os parques nacionais de uma nação são, exatamente, o que ela possui de mais extraordinário, de mais belo. No nosso país poucas pessoas visitam os parques nacionais e, pior ainda, muitos dos que os visitam nem sabem que estão em um parque, como os que percorrem as cataratas do Iguaçu, ou se banham nas piscinas naturais de Brasília. Nos melhores anos, a visitação nos parques brasileiros é de cerca de 2 milhões de indivíduos, enquanto em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a visitação chega a mais de 200 milhões de pessoas por ano. Lá, cada vez que aparece uma ameaça contra os parques, os cidadãos se levantam para defendê-los. São amigos dos parques. Os brasileiros não amam, nem defendem seus Parques Nacionais. Aqui, esses locais esplêndidos são vistos com empecilhos ao desenvolvimento. Pudera, nem os conhecem.”

Observar os nossos parques através de fotos de satélite nunca vai substituir a experiência de caminhar por suas trilhas e sentir o cheiro da natureza. Mas é um primeiro passo para, pelo menos, saber que eles existem e onde estão localizados. Abaixo você pode ver mapas interativos de alguns de nossos parques. Esperamos que gostem, e que os inspirem a visitá-los algum dia.

Parque Nacional de Itatiaia (saiba mais)

Parque Nacional do Iguaçu (saiba mais)

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (saiba mais)

Parque Nacional do Juruena (saiba mais)

Parque Nacional da Amazônia (saiba mais)

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (saiba mais)

Parque Nacional da Tijuca (saiba mais)

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (saiba mais)

 

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.