A beleza da América do Sul vista do espaço
Geonotícia
Jornalismo feito com imagens de satélite e ferramentas geoweb

A beleza da América do Sul vista do espaço

Paulo André Vieira
segunda-feira, 31 março 2014 0:53

De uma ponta à outra da América so Sul é possível encontrar paisagens deslumbrantes. Desde florestas até geleiras, passando por praias paradisíacas e mares de sal que se extendem até aonde a vista alcança. Algumas dessas belezas foram criadas pela interferência da raça humana, e no fundo dessas barragens e lagos artificiais jazem milhões de metros quadrados de florestas mortas e afogadas, trocadas por alguns milhares de kilowatts-hora.

Veja abaixo algumas imagens incríveis feitas pelos satélites em órbita do planeta, uma imagem para cada um dos países da América do Sul. O material foi tirado do Google Earth.

 

Argentina
O Río Negro é o curso de água mais importante da Província argentina de Río Negro.

Bolívia
O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Está localizado no departamento de Potosí e no departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.

Brasil
Abrangendo cerca de 400 ilhas, o Parque Nacional de Anavilhanas situa-se no rio Negro, próximo ao parque nacional do Jaú. Existem inúmeros sítios arqueológicos ainda não estudados na região.

Chile
O Glaciar San Rafael é um dos maiores glaciares do Chile, e o corpo de água glaciar mais próximo do equador terrestre.

Colômbia
O Pico Cristóbal Colón é um pico da Sierra Nevada de Santa Marta localizado na Colômbia. É quinta montanha do mundo em proeminência, com mais de 5500 m de destaque topográfico, e situa-se a apenas 42 km da costa.

Equador
El Altar é um pico da Cordilheira dos Andes localizado no Equador. É um vulcão extinto localizado no centro do país. O seu nome é devido às formas que têm vários dos seus numerosos picos, que se assemelham ao altar de uma igreja colonial.

Guiana Francesa
A Barrage de Petit-Saut é uma barragem construída na Guiana Francesa. Seu reservatório, uma área de aproximadamente 365 km², é maior do que a cidade de Paris. Estima-se que a biomassa florestal primária submersa foi equivalente a cerca de 8 milhões de toneladas de carbono.

Guiana
A Sabana de Rupununi é uma planície localizada na Guiana. É uma ecorregião de savanas tropicais e subtropicais, cheia de vida selvagem, incluindo muitas espécies de aves.

Paraguai
O Parque Nacional Defensores del Chaco é a área protegida de maior extensão no Paraguai. O Chaco é uma vasta planície de floresta e selva, lar de grandes mamíferos como felinos, várias espécies de tatus e macacos.

Peru
O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km² e situando-se a 3821 m acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina.

Suriname
A Albufeira de Brokopondo é um enorme lago artificial no Suriname, sendo um dos maiores lagos artificiais do mundo. A barragem foi construída para fornecer eletricidade às fábricas que processam a bauxite e a transformam depois em alumínio.

Uruguai
O Parque Nacional de Cabo Polonio localiza-se no departamento de Rocha, no Uruguai. As dunas de Cabo Polonio atingem mais de 30 metros de altura, e fazem parte de uma das poucas áreas de dunas móveis da América do Sul.

Venezuela
Na costa Venezuelana do mar do Caribe é possível se encontrar algumas praias paradisíacas de difícil acesso, como a Playa El Indio e a Playa Caribe.

 

Leia também
Sítios Ramsar Brasileiros vistos do espaço
O Brasil visto do espaço é maravilhoso
Toda a beleza da Amazônia vista do espaço
Visto do espaço, o Brasil como arte
A beleza do Brasil visto do espaço
A Mata Atlântica vista do espaço
A beleza da Caatinga vista do espaço
As cores e as formas do Pantanal vistas do espaço

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.