Notícias

O melhor de Geonotícias em 2013 (parte 2)

Nesta segunda parte de nossa retrospectiva de 2013, veja o que de melhor foi apresentado em Geonotícias ao longo do ano.

Paulo André Vieira ·
30 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás

Nesta segunda parte da retrospectiva de 2013 neste blog podemos ver outras incríveis imagens de satélite, mais mapas feitos a partir de dados de importantes estudos e mais fotos interativas que nos mostraram as belezas de nosso planeta. Vamos relembrar alguns desses momentos na primeira parte de nossa retrospectiva. Aproveitem!

 

O Brasil é uma beleza quando visto do espaço. Nosso país tem 8.515.7671 km² e um litoral que se estende por 7.491 km. Isso é espaço de sobra para que paisagens incríveis estejam escondidas pelos quatro cantos de nosso país. A imagem abaixo, por exemplo, é da Restinga de Marambaia.

Usando imagens de satélite feitas pelo programa Landsat nos últimos 30 anos podemos ver o crescimento de algumas das capitais brasileiras. Veja abaixo uma dessas animações, mostrando o crescimento de Manaus. Em 1980 eram 633.383 habitantes, que pularam para 1.802.525 em 2010.

O mapa abaixo mostra em verde as regiões que produzem alimentos consumidos mais diretamente por seres humanos, em laranja as regiões que produzem a mesma quantidade de alimentação humana e animal, e em vermelho as terras que são usadas principalmente para produzir ração animal.

Usando as imagens do Landsat é possível acompanhar a evolução do desmatamento na região de Sinop. A animação a seguir mostra o avanço do desmatamento nesses últimos 29 anos. É impressionante acompanhar a floresta desaparecendo diante de nossos olhos, como desapareceram também, só que de maneira quase instantânea, as florestas alagadas pelas barragens das hidrelétricas.

O morro de São João, em Casimiro de Abreu, também é por vezes apontado como um vulcão extinto, mas sua aparência é devida à erosão. Chama a atenção o contraste do verde do morro cercado pelas fazendas ao seu redor. É mais uma imagem pinçada de uma seleção de paisagens incríveis de nosso país.

O Haiyan, que varreu as Filipinas causando milhares de mortes nos últimos dias, é o mais forte tufão já registrados em mais de 30 anos. Esta é uma foto do tufão Haiyun tirada pela astronauta Karen Nyberg a bordo da Estação Espacial Internacional no dia 09/11/13.

Os rios que desaguavam no Mar de Aral, que já foi o quarto maior lago do mundo, foram desviados pela União Soviética na década de 1960 para irrigar as planícies áridas da região. Em 2007 já havia se reduzido a apenas 10% de seu tamanho original, e em 2010 estava dividido em três porções menores, em avançado processo de desertificação. Embora tenha havido um aumento na porção norte do lago, o sul parece ter secado definitivamente, afetando milhares de pessoas que dependiam da pesca e turismo.

Leões-marinhos de Galápagos (Zalophus wollebaeki) brincam nas águas ao redor da Ilha de Champion. São uma espécie de leão-marinho que se reproduz exclusivamente nas Ilhas Galápagos e, em menor número, na Ilha de la Plata, no Equador. Essa e outras fotos estão disponíveis em uma nova galeria do Google Maps chamada Views, onde qualquer pessoa pode utilize seu smartphone para capturar imagens em 360º e compartilhar com o resto do mundo.

 

Leia também

A beleza do Brasil visto do espaço
O crescimento urbano visto do espaço
A produção de alimentos vista do espaço
As florestas que perdemos nos últimos 30 anos
O Brasil visto do espaço é maravilhoso
O rastro do tufão Haiyan visto do espaço
A destruição do meio ambiente vista do espaço
Um passeio virtual pelas Ilhas Galápagos

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.