Notícias

As cidades sustentáveis vistas do espaço

Nem sempre as cidades mais sustentáveis são as mais verdes vistas do espaço. Veja imagens de satélite das cidades que tentam ajudar seus milhões de habitantes a viver uma vida mais ecologicamente correta.

Paulo André Vieira ·
21 de outubro de 2013 · 11 anos atrás

O termo ecocidade surgiu em 1987 no livro “Ecocity Berkeley: Building cities for a healthy future” de Richard Register, um dos maiores nomes no campo do desenvimento e planejamento de cidades sustentáveis. Segundo Register não existe hoje nenhuma área urbanizada que possa ser considerada esta utópica ecocidade, uma cidade ecologicamente saudável, mas fragmentos dela podem ser encontrados em diversas cidades modernas.

Esses fragmentos são as iniciativas de energias alternativas, reciclagem, recuperação de áreas verdes, soluções de mobilidade urbana. Há um certo consenso entre os especialistas que uma cidade sustentável deve atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazer as suas próprias necessidades.

Algumas cidades caminham nesta direção e frequentam periodicamente as listas das mais sustentáveis do planeta. Mas que cara tem uma cidade sustentável vista do alto? Essas “cidades verdes” nem sempre são as que possuem mais árvores ou parques, mas decididamente seguem em no caminho de ajudar seus milhões de habitantes a viver uma vida mais verde. Veja abaixo imagens de satélite de algumas dessas cidades que se esforçam para ser mais sustentáveis.

Reykjavik, Islândia
Acostumada a estar sempre no topo das listas das cidades mais sustentáveis, Reykjavik é 100% abastecida por energia limpa e de baixo custo.

Portland, Estados Unidos
Foi a primeira cidade dos Estados Unidos a aprovar um plano para reduzir as emissões de dióxido de carbono e tem promovido sistematicamente a construção de prédios verdes.

Curitiba, Brasil
Representante brasileira nas listas de cidades sustentáveis, seu sistema de transporte público é sempre citado como referência ao redor do mundo.

Malmö, Suécia
Conhecida por seus extensos parques e espaços verdes, Malmö também recicla mais de 70% do lixo coletado.

Vancouver, Canadá
A área metropolitana de Vancouver possui 200 parques, e desenvolveu um plano de 100 anos para se tornar a mais sustentável do mundo.

Copenhague, Dinamarca
Possui uma das maiores concentrações de ciclistas em um ambiente urbano, reduzindo a poluição do ar e tráfego pesado.

Londres, Inglaterra
A cidade planeja reduzir as emissões de CO2 em 60% nas próximas décadas, e oferecer incentivos aos moradores que melhorem a eficiência energética de suas casas.

São Francisco, Estados Unidos
Foi a primeira cidade dos EUA a banir o uso de sacolinhas plásticas e brinquedos infantis fabricados com produtos químicos questionáveis.

Leia também
10 cidades sustentáveis do mundo
10 cidades sustentáveis da Europa
Posição por indicador das 10 cidades europeias mais sustentáveis

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Notícias
18 de abril de 2024

‘A Suzano está acima do governo federal, estadual e municipais da Bahia?’

Quilombolas denunciam novamente obras irregulares em seu território. MPF exige suspensão das licenças emitidas pelo Inema e Prefeitura de Nova Viçosa e respeito à OIT 169

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.