Como os satélites conseguem observar a fotossíntese
Geonotícia
Jornalismo feito com imagens de satélite e ferramentas geoweb

Como os satélites conseguem observar a fotossíntese

Paulo André Vieira
domingo, 13 outubro 2013 22:00

Os sensores a bordo dos satélites em órbita de nosso planeta estão cada vez mais avançados. Foi publicado recentemente um estudo que mostra como é possível usar satélites para medir o que está ocorrendo dentro das plantas na superfície do planeta.

Durante o processo de fotossíntese, as plantas emitem uma forma de luz invisível ao olho nu, mas detectável por satélites que orbitam a centenas de quilômetros acima da Terra. Os cientistas da NASA desenvolveram um método para transformar os dados coletados pelos satélite em um mapa que mostra com um nível de detalhe nunca antes visto os ciclos da vegetação do planeta.

Essas medições podem ajudar agricultores a melhorar suas técnicas de plantio e ajudar os ecologistas a entender melhor a vegetação global e os processos do ciclo de carbono.

Veja no vídeo abaixo como a vegetação do planeta parece pulsar ao longo do ano, aumentando e diminuindo o processo de fotossíntese de acordo com as estações do ano. O vídeo está em inglês, mas é possível habilitar as legendas em português clicando no ícone correspondente do YouTube.

 

Leia também
A vegetação do planeta vista do espaço
A produção de alimentos vista do espaço
As florestas que perdemos nos últimos 30 anos
As mudanças das estações vistas do espaço
Um ano de fogo visto do espaço
A biomassa tropical vista do espaço
O déficit na produção de alimentos

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.