Reportagens

Florestas ocas

Mesmo nas maiores reservas de Mata Atlântica de São Paulo, os animais minguam por causa da caça e do desmatamento. Estudo recente mostra um quadro crítico.

Aline Ribeiro ·
23 de fevereiro de 2006 · 18 anos atrás

A Mata Atlântica do estado de São Paulo está com a saúde abalada. E a ameaça não se restringe àqueles pequenos trechos de floresta confinados em cantos de fazenda. As grandes reservas e parques públicos, cuja função é proteger as maiores porções que sobraram, também estão a perigo.

Foi o que concluiu um estudo recente da Unesp de Rio Claro. Pesquisadores fizeram o levantamento da população de aves e mamíferos de grande porte em cinco parques e uma estação ecológica do estado. Em todos os locais analisados, os números referentes à densidade, à biomassa e ao tamanho das populações se mostraram alarmantes. “Existe um pré-conceito de que as florestas extensas e contínuas são bem preservadas. O trabalho reafirmou que isso não é verdade”, afirmou Mauro Galetti, membro do Laboratório de Biologia da Conservação (LaBIC) da Unesp e coordenador da pesquisa.

O Parque Estadual Jurupará, entre os municípios de Piedade e Ibiúna, é o que apresenta as piores condições. Dentro da unidade, em um raio de 1 km², vive uma média de 4,78 animais. No que diz respeito à biomassa (soma da massa de animais por km²), a situação é tão ruim quanto. “Chegamos ao valor de 9,24 kg por km², o que é muito pouco”, explica Rodrigo Nobre, mestrando em Ecologia de Agroecossistemas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), que participou do levantamento.

Entre as reservas pesquisadas, a fauna está em melhor situação na Estação Ecológica Juréia-Itatins, no litoral sul. Mas ainda longe do ideal. São 122,54 animais por km². “Lá temos uma grande quantidade de macacos-pregos, o que contribui para o a concentração total elevada”, explica Nobre. Alguns pontos da Estação Ecológica estão mais ameaçados, devido ao grande impacto das populações caiçaras que habitam a região. A caça e a retirada de palmito ilegal também são intensas, o que contribui ainda mais para a degradação da fauna.

No quesito biomassa, o Parque Estadual da Serra do Mar lidera o ranking, com 403,65 kg por km². O local concentra os animais maiores e, conseqüentemente, mais pesados. “A presença maciça de queixadas é responsável por este dado”, observa Nobre. Foi no Parque Estadual Carlos Botelho, na região sudoeste, que os biólogos encontraram a maior diversidade de animais. “A região abriga espécies importantes, como o muriqui, a jacutinga e o sagüi-da-serra-escura, que fazem parte da lista de espécies brasileiras em perigo de extinção”.

Efeitos da ocupação

Nada menos que 70% dos parques do estado de São Paulo são habitados de forma irregular. Os efeitos da ocupação sobre a saúde da fauna são incontestáveis. Falar em convivência harmônica entre humanos e a natureza “é como falar para uma metástase não virar um câncer”, diz o professor Mauro Galetti.

Um exemplo são espécies vegetais como o palmito juçara, avidamente procurado pelos mateiros e imprescindível para a sobrevivência de animais que se alimentam de frutos. Os que dependem dessa palmeira para sua alimentação correm sérios riscos de extinção, como mostra o estudo. “É um efeito cascata. Onde não tem alimento, não tem bicho. Assim, deixam de existir os agentes dispersores, responsáveis pela manutenção da mata”, explica Galetti, lembrando que quase 90% das árvores da Mata Atlântica dependem de animais para se disseminar.

Dois mil quilômetros

Realizado entre 2002 e 2005, o estudo envolveu oito pesquisadores e resultou em duas dissertações de mestrado e monografias. Foram mais de 2 mil quilômetros percorridos dentro dos parques estaduais Carlos Botelho, da Ilha do Cardoso, de Ilha Bela, do Jurupará, da Serra do Mar (porção norte), além da Estação Ecológica Juréia-Itatins. Essas regiões são as que mais apresentam riscos à fauna quando o assunto é caça. “Por outro lado, significam uma última chance de sobrevivência para espécies como o muriqui, a onça e a anta no estado”, comenta Galetti.

Nove espécies de mamíferos foram escolhidas para entrar na pesquisa: quatro primatas, dois roedores, um carnívoro e dois ungulados (cateto e queixada). São animais conhecidos como cinegéticos, ou seja, os preferidos dos caçadores. O que o estudo analisou foi o impacto da presença ou ausência desses bichos na mata, uma vez que todos eles têm papel fundamental para a manutenção da floresta. Em sua maioria frugívoros, contribuem essencialmente no processo de dispersão das espécies vegetais ao carregarem as sementes de um lugar para o outro – seja por meio das fezes ou levadas no próprio corpo.

Para a obtenção dos índices de densidade e biomassa de cada parque, os pesquisadores levaram em conta critérios como tamanho da área analisada, distância em que se encontra do oceano, pressão de caça e porcentagem de cobertura vegetal. O método utilizado durante o estudo chama-se, na linguagem técnica, transecção linear, que nada mais é que a relação entre o número de encontros visuais com cada espécie e a distância total percorrida nas trilhas e estradas. Durante os três anos de pesquisa, foram avistadas 428 aves e 297 mamíferos.

Nem um guarda

“Em todo o período da pesquisa não vimos um guarda sequer”, lamenta o professor Mauro Galetti. Ele acredita que o maior gargalo da preservação ambiental é o fato de a Polícia Militar não entrar no mato.

Luiz Roberto Numa de Oliveira, diretor da Divisão de Reservas e Parques Estaduais do Instituto Florestal, não dispõe de argumentos para contestar a afirmação de Galetti. “Nós realmente não temos capacidade operacional suficiente, principalmente em relação a recursos humanos”, diz. Ele garante que a situação vai melhorar. “Conseguimos negociar a contratação de mais 120 guarda-parques e 350 trabalhadores braçais”, informa. Os novos funcionários ficarão responsáveis por 90 unidades de conservação no estado. Ainda assim, o diretor admite que a quantidade não será satisfatória. “Precisaríamos de mais uns 150 para conseguir montar equipes de prevenção. Hoje temos ferramentas adequadas, como aeronaves para sobrevôos constantes. Mas só é possível constatar os danos depois de ocorridos”.

Oliveira não conhece ainda o estudo da Unesp, mas concorda com a necessidade de um sistema que otimize a conservação das áreas. “Em parceria com o WWF, estamos montando um projeto para melhorar a preservação. Depois de implementado, teremos condições de dizer que a nossa fauna está sendo protegida de forma efetiva”. Que seja breve, pois há cada vez menos fauna a proteger.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.