Geonotícia
Jornalismo feito com imagens de satélite e ferramentas geoweb

Três décadas vistas do espaço

Paulo André Vieira
segunda-feira, 13 maio 2013 5:29

No início de maio de 2013 o Google disponibilizou, em parceria com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, a NASA e a revista TIME, uma compilação interativa de imagens feitas por satélite nos últimos 29 anos. Através desta incrível viagem pelo passado recente de nosso planeta, podemos ver como a intervenção do ser humano alterou a paisagem e marcou a superfície da Terra.

Para demonstrar as possibilidades do projeto, o Google preparou algumas animações que mostram a passagem do tempo em algumas regiões do planeta. Além das ilhas artificiais na costa de Dubai e do lento desaparecimento do Lago Úrmia, no Irã, ((o))eco preparou mais algumas animações com foco no Brasil, que você pode ver logo a seguir. Aguarde um pouco para que as animações carreguem completamente.

Experimente também navegar pelas imagens. Procure a sua cidade, seu estado, ou alguma região de seu interesse e veja com seus próprios olhos as mudanças que o planeta sofreu nas últimas três décadas.

Lago Úrmia