Notícias

Calor volta a bater recorde em 2010

Análise divulgada pelo Instituto Goddard da NASA indica que o ano que passou foi, junto com 2005, 0.8oC mais quente que a média dos últimos 130 anos.

Redação ((o))eco ·
15 de janeiro de 2011 · 13 anos atrás

Análises mais detalhadas sobre as temperaturas de 2010, feitas por diversos centros de meteorologia ao redor do mundo, têm sido divulgadas e mostram a mesma tendência: o ano bateu recorde de calor junto com 2005. Na semana passada, resultados do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA foram apresentados. As medições, que são feitas desde de 1880 utilizando dados da superfície terrestre, oceanos e atmosfera, indicam que 2010 registrou uma temperatura 0.8o C mais elevada que a média dos últimos 131 anos.  Os resultados coincidem com outros apresentados pelo Hadley Centre – departamento de meteorologia do Reino Unido – e da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA – do próprio governo americano). A Agência de Meteorologia do Japão no entanto sustenta que 2010 ficou atrás de 2005. O gráfico abaixo mostra a tendência de aumento da temperatura ao longo dos anos nos registros dos quatro centros – legenda na eixo vertical – “Anomalias da Temperatura”. (Fonte: NASA Earth Observatory)

A alta temperatura de 2010 deixou os cientistas particularmente preocupados. Como este tem sido um período em que vigora o fenômeno La Niña, no qual ocorre um resfriamento anormal das águas do pacífico, não era esperado uma elevação tão grande nos termômetros globais. O físico James Hansen, coordenador do Instituto Goddard, disse em entrevista que a tendência de alta deve continuar graças à acumulação constante de gases de efeito estufa na atmosfera. “As temperaturas subiram mais rápido na última década apesar das flutuações anuais causadas pelos fenômenos climáticos El Niño e La Niña”, alertou. De acordo com os estudos da NASA, após 2010 e 2005, os anos mais quentes foram 1998, 2002, 2003, 2006 e 2007, todos empatados em terceiro lugar.

Nos mapas mundi abaixo pode-se ver uma representação das anamolias da temperatura global durante o ano de 2010. As áreas em vermelho representam aquelas onde os aumentos foram bem maiores que a média global. Note que no Ártico, região mais afetada pelo aquecimento, a temperatura registrada alcança até 6oC acima da média. O mapa acima foi elaborado com dados do Instituto Goddard e o de baixo com os do Hadley Centre (fonte: NASA Earth Observatory)  – Clique para ampliar 

 

Texto: Gustavo Faleiros

Leia também
O clima está mudando. E rápido
Degelo crescente no mar ártico

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.