Notícias

CBERS 2B: misssão cumprida

Perda de contato com satélite Sino Brasileiro não vai afetar o monitoramento do desmatamento na Amazônia. Veja imagens da floresta captadas do espaço.

Redação ((o))eco ·
13 de maio de 2010 · 14 anos atrás

 
Nesta quarta-feira (dia 12), o Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE) anunciou o fim da missão do satélite Sino-Brasileiro CBERS-2B.  Peça chave no monitoramento do desmatamento na Amazônia, o satélite foi o terceiro lançado em parceria com os chineses. O INPE garante que a perda de contato com o aparelho não vai prejudicar a vigilância da floresta, pois imagens de satélites indianos e americanos serão utilizadas.

O geonotícia fez uma seleção de imagens captadas pelo CBERS 2B em seus dois anos de vida e traz também uma pequena entrevista com Marjorie Xavier do INPE que explica os resultados atingidos pelo satélite e os próximos passos no programa Sino-Brasileiro.

(Gustavo Faleiros)

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.