Notícias

O que é o lobo-guará?

O Chrysocyon brachyurus não é um lobo, raposa, coiote ou chacal. Saiba um pouco mais sobre este peculiar homenageado da semana em ((o))eco.

Redação ((o))eco ·
19 de abril de 2013 · 11 anos atrás

O peculiar caminhar do lobo-guará. Foto: Valerie (ucumari) / Flickr.
O peculiar caminhar do lobo-guará. Foto: Valerie (ucumari) / Flickr.

Lobo? Só no apelido. Raposa? Também não. Apesar das semelhanças morfológicas, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é uma espécie distinta, não pertencente aos gêneros Canis (cães, lobos, coiotes e chacais) ou Vulpes (raposas), que formam a família Canidae.

O lobo-guará é o maior canídeo nativo da América do Sul: mede até 1m de altura; 1,20 a 1,30m de comprimento do corpo e seu peso pode chegar de 20 e 23 kg. Sua inconfundível pelagem vermelho-dourada, seus membros alongados e caminhar peculiar, podem ser avistados nas áreas de vegetação aberta (campos, cerrados e florestas de cerrado) ao longo de toda a América do Sul Central, desde o nordeste do Brasil até o norte do Uruguai.

Espécie onívora, sua dieta inclui grandes porções de frutas como a “fruta-do-lobo” (Solanum lycocarpum) – para as quais o lobo-guará é o principal dispersor de sementes –, além de pequenos mamíferos, aves, insetos e répteis.

Territorialista, o lobo-guará tem hábitos solitários, juntando-se em casais apenas durante a época da estação reprodutiva, período em que a fêmea não sai da toca e é alimentada pelo macho. A gestação dura em média 65 dias e resulta em ninhadas de até 6 crias, embora o número médio de cria seja 2. Os filhotes nascem pretos, com a ponta da cauda branca e pesam entre 340 e 410g. Ambos os pais cuidam da sua prole, até, pelo menos, 1 ano, quando as crias atingem sua maturidade sexual.

A perda de habitat, principalmente, aliada à caça predatória e a expansão da agricultura (conflitos devido a predações ocasionais do lobo-guará sobre animais domésticos) e até atropelamentos são as principais ameaças às populações de lobo-guará, que têm sofrido um declínio significativo. Eles são classificados pela IUCN como “Quase ameaçados” (Near Threatened) e pelo ICMBio, como Vulnerável à extinção, sendo objeto de um plano de ação nacional cujo objetivo é a sua conservação.

O que é, então, o lobo-guará? Pode-se dizer que o Chrysocyon é um gênero com espécie única ou, em outras palavras, um belo resultado dos caminhos que a Evolução toma. Motivo suficiente, aliás, para que seja preservado.

 

 

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.