Fauna e Flora
Curiosidades e notícias sobre os bichos e plantas de todo o mundo

Vídeo destaca a importância das UCs marinhas

((o))eco
quarta-feira, 14 maio 2014 22:41

Acima, Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em Santa Catarina, criada para proteger o ambiente marinho e suas espécies. Foto: wikipédia
Acima, Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em Santa Catarina, criada para proteger o ambiente marinho e suas espécies. Foto: wikipédia

Por falta de informação, a criação de unidades de conservação marinha é visto por alguns como empecilho ao desenvolvimento da pesca, uma importante atividade econômica. O que essas pessoas não sabem é o papel chave destas áreas para a reprodução dos peixes, inclusive na reposição do estoque das espécies mais consumidas.

Este efeito é conhecido como Spillover, que significa transbordamento: as populações de peixes localizadas nas áreas protegidas marinhas crescem e migram para as áreas adjacentes, onde os pescadores podem pescá-los livremente. Logo, os pescadores são beneficiados pela criação de áreas protegidas marinhas.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o Parque Estadual Marinho do Aventureiro e o recém-criado Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais são alguns exemplos de áreas protegidas marinhas. Saiba mais sobre elas e outras unidades de conservação no WikiParques.

Com quase 2 minutos, o vídeo “Entre na onda”, produzido pelos alunos Bianca Werneck Martiniano e Mário Henrique Cruz Martins, do curso de Comunicação Visual Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta esse e outros conceitos. Confira.

 

 

Leia Também
Dia mundial dos oceanos: Nos vemos em 2015
Pesca predatória é flagrada nas Ilhas Cagarras
Estudo mostra importância de mangues para pesca

 

 

 

1 comentário em “Vídeo destaca a importância das UCs marinhas”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.