Aprenda sobre as cobras de Manaus

((o))eco
quinta-feira, 20 março 2014 22:00
A Corallus caninus possui cauda preênsil com força suficiente para suspender o corpo em um galho. Foto: Wikimédia.
A Corallus caninus possui cauda preênsil com força suficiente para suspender o corpo em um galho. Foto: Wikimédia.

Cobras são temidas e respeitadas, mas também desconhecidas. Poucos sabem identificar uma peçonhenta de uma inofensiva. Mas uma publicação, lançada nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), ajuda a melhorar o conhecimento sobre esses répteis: o “Guia de Cobras da Região de Manaus – Amazônia Central”, que apresenta 65 espécies de cobras da capital do Amazonas.

Disponível em PDF, o documento mostra espécies como jiboias (Boa constrictor), jararacas (Bothrops atrox) e sucuris (Eunectes murinus). O trabalho por trás dele levou 7 anos para ser finalizado e é bilíngue: português e inglês. Provê dois tipos de informação: uma baseada em cores e formas de fácil visualização, destinada ao leigo, e outra baseada em características morfológicas, para herpetólogos. Embora se restrinja  à região de Manaus, mostra espécies amplamente distribuídas pela Amazônia.

Financiamento

O Guia de Cobras da Região de Manaus é fruto de programas de monitoramento de répteis e anfíbios, em médio e longo prazos, administrado pelo grupo de pesquisas liderado pela Dra. Albertina Lima. Foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A infraestrutura necessária durante a pesquisa, como trilhas e acampamentos, foi financiada pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e pelo Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade da Amazônia (CENBAM).
 

Saiba Mais
Guia de Cobras da Região de Manaus – Amazônia central

Leia Também
Jararacas, as serpentes que salvaram os hipertensos
Histórias de biólogos e serpentes marinhas de verdade
Louca por cobras e lagartos

 

1 comentário em “Aprenda sobre as cobras de Manaus”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.