Notícias

O Mico-de-cheiro

Não se deixe enganar pelo nome: da fragrância do homenageado da semana todos fogem.

Redação ((o))eco ·
12 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás

Macaco-de-cheiro-de-cara-preta ([i]Saimiri vanzolinii[/i]) fotografado na Amazônia. Foto: Cláudio Timm
Macaco-de-cheiro-de-cara-preta ([i]Saimiri vanzolinii[/i]) fotografado na Amazônia. Foto: Cláudio Timm

O mico-de-cheiro (Saimiri vanzolinii) recebe este nome por sua peculiar rotina de higiene pessoal. Ao contrário do que ocorre com outras espécies de primatas, a limpeza dos pelos não é uma atividade feita em grupo. Cada mico-de-cheiro limpa e penteia seu próprio pelo. Depois de penteados, urinam na própria cauda e a encharcam bem usando as mãos. Aí está a razão do seu nome e a explicação para seu odor nada agradável.

Também conhecido como macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta e capijuba-de-boné, o Saimiri vanzolinii é um animal endêmico da Amazônia Central, no Brasil, e só vive numa área restrita, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Ele gosta de locais úmidos e escolhe viver ao longo de rios, várzeas baixas e florestas de restinga desta região.

É um animal ágil e gracioso, com pelagem curta por todo o corpo. Nas costas tem pelos escuros com uma faixa preta, larga e ininterrupta, da cabeça à ponta da cauda. O resto do corpo, as costas dos pés, das mãos e antebraços são de uma cor amarelo-queimada clara. Mede cerca de 35 cm de comprimento, sem contar a cauda não preênsil, pouco mais longa que o corpo.

O S. vanzolinii apresenta um dimorfismo sexual acentuado. Os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas. Estas, por outro lado, têm a cauda relativamente mais longa e a coloração da pelagem é mais escura, especialmente nos lados do pescoço e da face.

O mico-de-cheiro vive em grupos numerosos, que podem alcançar 50 indivíduos, embora hajam haja relatos de bandos maiores. São animais de hábitos diurnos, que se recolhem para dormir ao por do sol, mantendo-se quietos, às vezes embolados nos ramos mais altos e em meio à folhagem densa. Durante o dia são mais agitados, caminhando ou correndo dentre os ramos das árvores, onde passam a maior parte do tempo. A manhã é o período de maior atividade, pois é quando procuram alimentos. A dieta da espécie consiste de sementes e frutos, além de pequenos animais vertebrados e invertebrados.

A principal ameaça à sobrevivência do mico-de-cheiro é o endemismo extremo, uma vez que só existem na área da Reserva Mamirauá. Lá, eles sofrem as consequências da competição por recursos com outras espécies e com o ser humano. O mico-de-cheiro (Saimiri vanzolinii) é classificado como Vulnerável tanto na Lista Vermelha da IUCN quanto pelo ICMBio.

 

 

Leia também
Teiú: um nome curto para um lagarto grande
Jararacas, as serpentes que salvaram os hipertensos
Acorda, Raposa!

 

 

 

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Pam diz:

    Gosto das informações, mas seria legal adicionar as referencias, pra o leitor poder confiar mais e se aprofundar no assunto 🙂