Notícias

Coruja suindara: uma sábia caçadora

A homenageada por ((o))eco esta semana é coruja suindara, mais popularmente conhecida por coruja-de-igreja. Foto: Dario Sanches

Duda Menegassi ·
30 de novembro de 2012 · 11 anos atrás
Esta semana ((o))eco homenageia a coruja suindara (Tyto alba), mais popularmente conhecida por coruja-de-igreja, nome dado em razão da sua peculiar preferência por fazer seus ninhos em torres de igreja. Com 36 cm de comprimento e um peso que oscila de 470 gramas (macho) a 570 gramas (fêmea), a coruja suindara é uma exímia caçadora.

Suas penas com bordas suaves permitem um voo silencioso que ajuda a sua aproximação das presas, que são pequenos vertebrados, em especial roedores. Além da excelente audição e visão, instrumentos característicos das corujas, porém a suindara tem uma formação de crânio específica que a difere das suas companheiras.

Seu disco facial em forma de coração direciona o som direto aos seus ouvidos. Distribuída por todo Brasil e encontrada por todos os cantos do mundo, com exceção de lugares muito frios, a suindara não se encontra sob nenhum risco de extinção. Põe de 4 a 7 ovos que demoram cerca de 30 dias para eclodir.

Os filhotes aprendem a voar por volta dos 50 dias de vida e não largam dos pais até os 3 meses de idade. Os pais em questão fazem jus ao nome de corujas e têm cuidado até na hora de pisar nos ninhos, para que suas longas garras de caça não acertem uma de suas crias. Foto: Dario Sanches

 

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. ana clara diz:

    Duda obrigado pelas informaçoes e td mas eu queria saber da onde veio de que linguagem veio esse nome e qual e o significado original desse nome essas perguntas que eu fiz e porque eu to fazendo esse texto e tem 9 questoes mas eu vou fazer 7 delas mas querias mais informacoes pfvr mas essas que vc ja deu me ajudou muito maas queria saber mais da suindara bejos (ana clara cardoso domingos 11 anos )