Notícias

Cientistas querem ressuscitar o mamute

Um time de pesquisadores russos e japoneses quer usar técnicas de clonagem para trazer de volta um animal extinto há cerca de 10 mil anos.

Eduardo Pegurier ·
9 de dezembro de 2011 · 12 anos atrás
Esse é Lyuba, um filhote de mamute-lanoso de 40 mil anos atrás, encontrado na península Yamal, no Ártico russo, e exposto no Field Museum, Chicago. foto: Alaine Browne
Esse é Lyuba, um filhote de mamute-lanoso de 40 mil anos atrás, encontrado na península Yamal, no Ártico russo, e exposto no Field Museum, Chicago. foto: Alaine Browne
O mamute-lanoso habitou as regiões mais ao norte da América do Norte e da Eurásia, segundo pesquisas feitas com ossos e carcaças do animal. Os exemplares mais antigos datam de 150 mil anos atrás e o último conhecido tem cerca de 10 mil anos. Seu nome advém da cabeleira de até 1 metro de comprimento, que o ajudava a sobreviver no frio extremo. Fósseis do animal são comuns e os mais bem preservados estão na Sibéria. Ele tinha tamanho semelhante ao atual elefante asiático e certamente cruzou com o homem. Lendas dos nativos norte-americanos fazem crer que seus antepassados cruzaram com o mamute-lanoso, que também aparece em desenhos feitos há 13 mil anos nas cavernas de Dordogne, na França.

Agora, cientistas russos, do Museu Siberiano de Mamutes, e japoneses, da universidade de Kinki querem ressuscitá-lo. Esse time conseguiu isolar células de medula muito bem conservadas de um fóssil encontrado na Sibéria. Eles acham que podem produzir uma mamute-lanoso vivinho da silva através da clonagem. A técnica é a padrão: eles inserirão o material genético das células de medula dentro de células de um elefante contemporâneo. O experimento começa em 2012 e pode levar, segundo o grupo, alguns anos para ter sucesso. A barriga de aluguel do embrião clonado será também de um elefante-fêmea. Segundo os cientistas, o ideal seria uma vaca, mas ela é pequena demais para levar a gestação a termo.

 

 

A BBC ouviu membros do Instituto Roslin, que clonou a famosa ovelha Dolly. Seus cientistas duvidam que a experiência funcione, pois consideram que dificilmente as células de medula do mamute estão intactas. Se de fato estiverem, acreditam que as chances de sucesso ficam entre 1-5%.

 

Outros cientistas são mais otimistas, pois a experiência não é inédita. A cabra-montês (Capra pyrenaica), extinta em 2000, foi clonada em 2009 com células que tinham cerca de 10 anos de idade. O feto clonado chegou a nascer, mas, devido a problemas respiratórios, sobreviveu por poucos minutos.

 

Ilustração do mamute-lanoso (Mammuthus primigenius) exposta no Royal British Columbia Museum, no Canadá
Ilustração do mamute-lanoso (Mammuthus primigenius) exposta no Royal British Columbia Museum, no Canadá

 

  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.