Notícias

Nova espécie de macaco na Amazônia

Pequeno primata do gênero Callicebus ainda não foi descrito, mas para o biólogo que o descobriu a espécie ainda é desconhecida pela ciência

Vandré Fonseca ·
29 de agosto de 2011 · 13 anos atrás
A nova espécie descoberta do gênero Callicebus. Crédito: Júlio Dalponte.

Manaus, AM – Uma nova espécie de macaco foi descoberta na Amazônia. Ela pertence ao gênero Callicebus, conhecido como zogue-zogue, e foi coletada durante a Expedição Guariba-Roosevelt, em dezembro do ano passado, mas ainda não foi descrita. O pequeno primata apresenta cores diferentes de outras espécies do mesmo gênero, segundo o biólogo Júlio Dalponte, responsável pela descoberta. “Este primata tem detalhes na cauda e na cabeça que não foram vistos até agora em outros zogue-zogues originários desta área”, descreve.

A expedição Guariba-Roosevelt foi realizada entre os dias primeiro e 20 de dezembro de 2010, em quatro unidades de conservação no noroeste do Mato Grosso (Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, Parque Estadual Tucumã, Estação Ecológica Rio Madeirinha e Estação Ecológica Rio Roosevelt). Ela foi promovida pelo WWF-Brasil e pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso. O objetivo foi coletar informações e fazer um diagnóstico ambiental destas reservas. O trabalho será consolidado com a publicação oficial dos planos de manejo das unidades de conservação, ainda este ano.

Para Júlio Dalponte, biólogo que fez a descoberta, a espécie ainda é desconhecida pela ciência. Crédito: Lui Dalponte.

A nova espécie de zogue-zogue foi encontrada entre os rios Guariba e Roosevelt, entre os mais importantes do estado. O espécime foi depositado (tombado) no Museu Paraense Emílio-Goeldi, em Belém (PA) e agora faz parte da coleção do museu. “Ainda faremos sua descrição e publicaremos estudos mais detalhados sobre ela, mas não há dúvida de que seja uma nova espécie”, conta Júlio Dalponte. A descrição, com estudos físicos e biológicos, deve levar ainda seis meses para ser concluída.

“A perda de habitats naturais continua sendo uma grande ameaça para a biodiversidade brasileira. Por isso, é muito importante a criação e implementação de unidades de conservação com a coleta de informações e elaboração dos planos de manejo”, afirma o coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil, Mauro Armelin.

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.