Onde as vacas são sagradas, elefantes não são

Desde 1986 o elefante-indiano está listado como espécie ameaçada de extinção. Em 30 anos, a população diminuiu pela metade.

12 de março de 2015 · 9 anos atrás

[i] Elephas maximus indicus[/i] em Kabini, Índia. Foto:

O elefante-indiano (Elephas maximus indicus) é uma das subespécies do elefante-asiático, nativa das florestas tropicais e decíduas da Ásia. Ele está distribuído da Índia, onde ocorre em maior número – 57% da espécie é econtrada lá -, a Bornéu, onde apenas algumas pequenas populações sobrevivem. A maior ameaça à espécie hoje é a perda de habitat pela degradação e fragmentação. A contínua expansão da população humana no habitat da espécie, além de causar os danos mencionados, também leva ao aumento de conflitos entre humanos e elefantes quando estes comem ou atropelam plantações. Outro problema crescente é a caça ilegal, embora sejam escassas estimativas confiáveis do número de elefantes mortos e as quantidades de marfim e outras partes do corpo coletados e comercializados. A Lista Vermelha da IUCN categoriza a espécie como Em Perigo.