Notícias

Macaco-prego-de-crista: vítima da Mata Atlântica

O Sapajus robustus é mais uma espécie animal vítima da redução do bioma mais ameaçado do país, que hoje tem menos de 9% do tamanho original.

Redação ((o))eco ·
19 de agosto de 2014 · 10 anos atrás

Macaco-prego ([i]Sapajus robustus[/i]). Foto:
Macaco-prego ([i]Sapajus robustus[/i]). Foto:

Macacos-prego são primatas do Novo Mundo do gênero Sapajus que conta com 8 espécies ao todo, 3 das quais se encontram sob ameaça de extinção. Dentre estas está o macaco-prego-crista (Sapajus robustus), macaco endêmico da região entre as margens do rio Doce e rio Jequitinhonha, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia. Por habitar as florestas tropicais úmidas e secas da Mata Atlântica, não surpreende que uma das maiores ameaças à sobrevivência da espécie seja a perda/fragmentação do habitat: apenas 8,5% do bioma original ainda resiste. Soma-se a isto a caça e o tráfico que explicam a classificação dada pelo ICMBio de ‘Vulnerável‘ e da IUCN, de ‘Em Perigo‘.

O Sapajus robustus é encontrado nas seguintes unidades de conservação: Reserva Biológica de Sooretama, Reserva Florestal de Linhares, Reserva Biológica do Córrego Grande e na Reserva Biológica do Córrego do Veado, no Espírito Santo, e também nos Parques Nacionais do Descobrimento, do Pau Brasil e Histórico do Monte Pascoal, na Bahia.

 

 

Leia Também
Onça-pintada: uma nova esperança
Macaco-Aranha: contempla o seu futuro
Veste-amarela, estão a lhe roubar o guarda roupa

 

 

 

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Gustavo diz:

    Essa espécie é linda! Alguém teria o registro da vocalização de alguns indivíduos?