Notícias

O albatroz-real-do-norte

A mística dos albatrozes sempre povoou o imaginário de marinheiros e poetas. O homenageado da semana é membro deste grupo inspirador.

Redação ((o))eco ·
30 de agosto de 2013 · 11 anos atrás

Albatroz-real-do-norte fotografado em Harington Point, Otago, Nova Zelândia. Foto: macronix/Flickr
Albatroz-real-do-norte fotografado em Harington Point, Otago, Nova Zelândia. Foto: macronix/Flickr

Algumas lendas de marinheiros descrevem o albatroz como um bom presságio, um símbolo de uma boa viagem. Outras, um alerta para a tempestade que se aproxima. Ainda há aquelas que os consideram “aves alma”, representando a alma de marinheiros perdidos no mar. Todas concordam que é sinal de má sorte tocar ou matar um. Em suas obras, poetas como Samuel Taylor Coleridge, Maxim Gorky e Charles Baudelaire se apropriaram do animal para representar suas idéias sobre o pesar, a revolução e a identidade.

Um membro da inspiradora família Diomedeidae (nome científico dos albatrozes), o albatroz-real-do-norte (Diomedea sanfordi) é uma espécie que vive ao longo dos oceanos do sul, concentrada no oeste e costa leste do sul da América do Sul, e também nas águas que cercam Nova Zelândia e ilhas adjacentes.

O albatroz-real-do-norte (ou albatroz-real-setentrional) possui uma combinação única de dorso branco com a face superior das asas totalmente negras. O bico é rosado com a ponta amarela e apresenta as narinas bulbosas e a borda cortante da maxila negra. Na juventude, quando deixam o ninho, sua plumagem é similar à dos adultos, mas um número variável de penas escuras no dorso, produz um efeito manchado que é complementado por algumas penas escuras no alto da cabeça branca. Albatrozes estão entre as maiores aves voadoras existentes, e esta espécie pode chegar a envergadura de aproximadamente 3 metros e pesar de 6,35 a 6,6 kg.

O período de reprodução começa em setembro, com a chegada destas aves às colônias de reprodução nas Ilhas Chatham (Motuhara, Big Sister e Little Sister) e em Taiaroa Head na Nova Zelândia. As posturas ocorrem entre o final de outubro e meados de novembro e são seguidas pela incubação de um ovo que dura em média 79 dias. O albatroz jovem deixa o ninho após cerca de 32 a 38 semanas. A nidificação leva, assim, uma média de 46 semanas, de forma que a reprodução é bi-anual. Os jovens ficam no mar de 4 a 8 anos antes de retornar à colônia natal e começam a se reproduzir entre 6 a 11 anos.

Após o período de reprodução, as aves voam para leste até a costa do Chile e Peru, onde se alimentam e realizam a muda. Daquele lugar as aves contornam o Cabo Horn e são encontradas sobre a plataforma continental da Argentina (incluindo as Malvinas) e sul do Brasil, que parecem ser importantes áreas de alimentação. As aves então migram através do Atlântico passando pela costa sul-africana e dali pelo oceano austral, retornando às áreas de nidificação.

Sua alimentação varia de população para população mas é essencialmente constituída por cefalópodes, peixes, crustáceos e salpas.

Embora a pesca com espinhel seja uma séria ameaça ao Diomedea sanfordi, o maior perigo para a espécie é sua limitada área de reprodução, que foi atingida por severas tempestades na década de 1980 e resultaram na diminuição na qualidade do habitats, e consequentemento, reduziu o sucesso reprodutivo. Por estas razões, a IUCN considera o albatroz-real-do-norte como espécie Ameaçada e o ICMBio a considera Em Perigo. A espécie depende agora de ações de conservação, como por exemplo, o Plano de Ação para a Conservação de Albatrozes e Petréis do ICMBio.

 

 

Leia também
Fauna marinha: a anêmona-gigante
Coral-de-fogo: o toque que queima
O terror das formigas

 

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.