Blog do WikiParques
As últimas notícias do site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas.

Um passeio virtual pelos cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra

Paulo André Vieira
segunda-feira, 23 março 2015 2:50

Localizado na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o Parque Nacional de Aparados da Serra é conhecido por abrigar um dos maiores cânions das Américas: o Cânion do Itaimbezinho. Com 5,8 km de extensão este desfiladeiro chega a ter 2 km de largura em alguns pontos, e uma altura máxima de cerca de 700 metros. Os tropeiros que desbravavam o Sul do país as chamavam essas profundas gargantas de Aparados por parecerem ter sido cortadas com facas.

São três as trilhas abertas ao público que permitem acesso ao cânion. A Trilha do Vértice é a mais curta, levando em média 45 minutos de uma fácil caminhada para ser percorrida. De um de seus mirantes é possível ver a Cascata Véu de Noiva, com uma queda de 500 metros. Já a Trilha do Cotovelo é mais longa, levando em média 2h30 de caminhada que se divide entre uma antiga estrada do parque e um caminho pela borda do cânion. A Trilha Rio do Boi é a mais longa e a mais difícil, só podendo ser feita com acompanhamento de um guia ou condutor credenciado. A caminhada dura de cindo a sete horas, e no verão o passeio possibilita banhos em cachoeiras e piscinas naturais.

No mapa abaixo é possível ver onde fica o Parque Nacional de Aparados da Serra:

Separamos três imagens de satélite que mostram os cânions vistos do espaço. As imagens foram capturadas do Google Earth, e na terceira é possível ver uma simulação em 3D do visual do parque.

 
As três fotos interativas abaixo oferecem uma visão incrível dos cânions:

Por fim, abaixo você pode navegar por uma galeria de fotos do Flickr que exibe todas as fotos enviadas com a palavra-chave aparadosdaserra. Se você tem alguma foto feita no Parque Nacional de Aparados da Serra que quiser compartilhar com os outros leitores do WikiParques basta acessar a galeria e enviar sua imagem.

 

 

Leia também
Parques nacionais do sul do Brasil vistos do espaço
Os Parques das serras do Sul

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.