Notícias

Acontece nos Parques: Ararinhas germânicas se mudam para o Brasil

Além das ararinhas comemorativas, Acontece nos Parques convocações para voluntários, recordes de visitação e um tour pelas chachoeiras mineiras.

Redação ((o))eco ·
4 de março de 2015 · 9 anos atrás

Carla e Tiago, as ararinhas-azuis germânicas. Foto:
Carla e Tiago, as ararinhas-azuis germânicas. Foto:

Ontem, 03 de março, foi o Dia Mundial da Vida Selvagem. Para marcar a data, duas ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) criadas em cativeiro na Alemanha foram trazidas ao Brasil, onde serão reintroduzidas à natureza, à vida selvagem. Há mais de dez anos, o ICMBio e a Agência Federal Alemã de Conservação da Natureza (Bundesamtfür Naturschutz, BfN) conduzem um Programa de Cativeiro da espécie e as aves Carla e Tiago são o promissor resultado de um esforço para aumentar a população de ararinhas-azuis no Brasil. Uma unidade de conservação será criada para proteger as aves na região de Curaçá, norte da Bahia, de onde a espécie, uma vez considerada extinta na natureza, é originária. (InforMMA e ICMBio)

Outras novidades que Acontecem nos Parques:

  • Unidades de conservação sempre precisam de mais… mãos para a conservação. Para quem estiver interessado em ajudar a natureza, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) (info), a Reserva Biológica de Comboios (ES) (info) e o Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ) (info) estão convocando voluntários. Participe!
  • O turismo de natureza está em alta! Segundo a Organização Mundial do Turismo, a expansão do segmento está entre 15% e 25% ao ano. O Brasil se destaca como um dos principais destinos e os nossos parques nacionais batem recorde de visitações. (Ministério do Turismo)
  • Com o objetivo é fortalecer atuação nas políticas públicas de educação ambiental no país, o MMA prepara curso online para gestores do projeto Salas Verdes. (MMA)
  • A “Caixa d’água do Brasil”, Minas Gerias abriga nascentes de rios de grande importância para o país. Não por acaso, é o estado brasileiro com a maior quantidade de cachoeiras. Conheça 11 das mais belas. (Blog Desviantes)

 

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.