Notícias

Concurso Cultural WikiParques de Fotografia: As áreas protegidas do Brasil

Se você tem uma foto incrível que fez da última vez que visitou uma área protegida brasileira, veja aqui como fazer sua inscrição e participar do concurso.

Redação ((o))eco ·
1 de setembro de 2014 · 10 anos atrás

O Concurso Cultural WikiParques de Fotografia: As áreas protegidas do Brasil é promovido pelo WikiParques, um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas.

Além dos verbetes com informações sobre nossas áreas protegidas, o WikiParques também oferece galerias onde as pessoas podem compartilhar fotos dos parques, estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e todas as outras categorias de Unidades de Conservação brasileiras.

O objetivo deste concurso é celebrar as belezas das áreas protegidas brasileiras e incentivar seus amantes a colaborarem, através do Wikiparques, a acumular imagens e informações sobre elas. Se você tem uma foto incrível que fez da última vez que visitou um Parque Nacional, ou está planejando conhecer alguma outra área protegida perto da sua casa, veja abaixo como participar do concurso.

Como participar

Para participar do concurso o fotógrafo precisa fazer um cadastro no WikiParques e a foto precisa ser enviada para o WikiParques utilizando o formulário localizado no seguinte endereço:

http://www.wikiparques.org/wiki/Form:Fotos

Todas as fotos enviadas para o WikiParques no período de 01 de setembro de 2014 até 21 de setembro de 2014 estarão concorrendo. Para efeitos de recebimento das inscrições, será considerada a data de envio da foto gerada automaticamente pelo sistema do WikiParques. Não serão aceitas fotos enviadas de nenhuma outra maneira.

Leia aqui um tutorial detalhado ou assista este vídeo e aprenda a fazer o upload de sua imagem.

Recomenda-se que as fotos tenham no máximo 2MB para evitar que haja problemas na hora do envio. Arquivos maiores que apresentem problemas de visualização poderão ser reduzidos pela equipe do WikiParques para que não prejudiquem o funcionamento do site.

Os concorrentes serão identificados através de seu cadastro no WikiParques. Logo, é importante que o concorrente preencha corretamente seu cadastro, informando seu email. Se o concorrente já tiver uma conta no WikiParques mas não tiver ainda cadastrado um email de contato, é importante que edite seu perfil.

Todas as fotos enviadas para o concurso serão incorporadas ao acervo do WikiParques, ficando disponível no site através da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0);

Quem pode participar

O concurso é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais de qualquer idade. Cada fotógrafo pode participar com quantas fotos quiser. Para participar do concurso a foto deve seguir os seguintes critérios:

  1. A foto precisa retratar uma área protegida localizada dentro do território brasileiro;
  2. Os campos de informação da foto no WikiParques devem ser preenchidos corretamente, incluindo o nome da área protegida retratada e uma descrição do local retratado;
  3. A foto não pode retratar figuras humanas inteiras ou parciais;
  4. A foto não pode exibir assinatura, bordas, datas, endereço de página web ou qualquer artefato inserido artificialmente na foto;
  5. A foto não pode ser de autoria de terceiro, mesmo com autorização do autor;
  6. A foto não pode apresentar manipulações gráficas que distorcem seu contexto real, incluindo máscaras, remoção de fundos e possíveis montagens;

Seleção e premiação

As fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros da equipe do WikiParques e do site ((o))eco.

A comissão julgadora irá escolher a melhor foto, que será declarada a vencedora do concurso. O anúncio do vencedor será feito no dia 22 de setembro de 2014 através do Blog do WikiParques no site ((o))eco, localizado no seguinte endereço:

http://www.oeco.org.br/blog-do-wikiparques

O fotógrafo vencedor receberá um exemplar do livro “Gênesis”, de Sebastião Salgado.

O vencedor será notificado por email no mesmo dia do anúncio e precisará informar um endereço para o envio de seu prêmio.

Últimos detalhes

Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à compra de qualquer produto.

Todos os participantes do concurso confirmam que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais sobre suas fotos, e concordam em disponibilizar a foto no WikiParques através da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0);

A comissão julgadora é soberana, compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.

Serão excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, o que é muito, muito feio.

Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso.

A inscrição neste concurso significa que o participante concorda com estas regras. O não cumprimento de qualquer uma delas poderá causar a desqualificação do participante.

Dúvidas sobre o concurso ou sobre este regulamento devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.