Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Uruguai

Guerreiros no gramados, o Uruguai está na "lanterna" quando o assunto é conservação ambiental: protegem menos que 1% do território do país.

Daniele Bragança ·
11 de julho de 2014 · 10 anos atrás

A “Celeste Olímpica” – apelido que vem do azul celeste de suas camisas e das duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris (1924) e Amsterdã (1928) – foi a primeira campeã mundial de futebol da FIFA. O título foi obtido quando sediou o torneio inicial, em 1930. O bicampeonato foi conquistado em 1950, no Brasil, ao vencer os anfitriões por 2 a 1, em pleno Maracanã.

Além dos títulos supracitados, a Celeste também é detentora do único Mundialito realizado pela FIFA (1981), dona de 15 Copas América e da medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 1983. Conhecida por sua garra quando falta a técnica, o Uruguai estreou na Copa de 2014 sendo derrotado pela surpreendente Costa Rica, mas se recuperou ao vencer Inglaterra e Itália. Abalada pelo caso Suárez – quando o atacante charrúa mordeu o zagueiro italiano Chiellini, sendo banido da competição -, a Celeste foi eliminada pela seleção colombiana nas oitavas de final.

O país do “Fantasma de 50” também acumula conquistas na área de proteção de direitos individuais, como a legalização do aborto e do uso da maconha. No campo das áreas protegidas ainda capenga.

O país tem apenas 25 áreas protegidas, que somadas não chegam a 1% do território nacional (0,26%, para ser exato).

O Sistema Nacional de Áreas Protegidas do Uruguai, instituído pela Lei n º 17,234 de 22 de Fevereiro 2001, conta com apenas 10 áreas protegidas inseridas no Sistema.

Uma dessas áreas é o Parque Nacional de Santa Teresa, cuja área de visitação tem um pouco de tudo: praias, jardim de inverno, invernáculo, fortaleza, museu, área de lazer e de camping, mini zoológico e imensa área reflorestada. São 3 mil hectares de área protegida, que abrange 60 km de trilhas e estradas que levam o visitante a todos os atrativos dentro do parque. O parque fica no departamento de Rocha e é administrado pelo Exército Uruguaio.

No mesmo departamento de Rocha se localiza outro parque nacional do Uruguai, o Parque Nacional Cabo Polonio, que protege três pequenas ilhas ao longo da sua costa: as ilhas de Torres (Ilha Rasa, Ilha Encantada e o ilhéu). Reside neste parque uma importante reserva de leões-marinhos, que pode ser vista a partir da costa ou do farol de Cabo Polonio, uma das atrações do local.

Referência para os marinheiros, o farol foi construído em 1881. A luz do farol atinge 21,80 milhas. Em 1976 o farol foi declarado monumento histórico. Em 20 de julho de 2009, a área que abrange o farol Cabo Polonio e o marinho de 5 milhas marítimas foi declarada parque nacional.

Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação do Uruguai.

Parque Nacional de Santa Teresa
Parque Nacional de Santa Teresa

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.

 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Japão
Copa do Mundo das áreas protegidas: Holanda
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa do Marfim
Copa do Mundo das áreas protegidas: Estados Unidos
Copa do Mundo das áreas protegidas: Espanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argentina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.