Dicionário Ambiental

O que é um Parque Nacional

Entenda a mais antiga e popular categoria de área protegida, que inclui o parque de Itatiaia, no Brasil, e o famoso Yellowstone, nos EUA.

24 de abril de 2014 · 10 anos atrás

O desenvolvimento das sociedades humanas sempre impacta o meio ambiente. Com o objetivo de preservar de grandes áreas naturais, sua fauna e flora, surgem, no final do século XIX, os primeiros Parques Nacionais: áreas naturais, administradas direta ou indiretamente pelo Estado, destinadas à conservação de seus aspectos naturais e culturais para a posteridade e como símbolo representativo de uma nação.

Embora ideias para este tipo de área protegida já existissem, coube aos Estados Unidos criarem em 1872 o primeiro, o Parque Nacional de Yellowstone. No Brasil, quem inaugurou a categoria foi o Parque Nacional de Itatiaia, criado em 1937.

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), através de sua Comissão Mundial de Áreas Protegidas, definiu Parque Nacional, como tipo de área protegida da Categoria II, definida por: “área natural extensa de terra ou mar de grande relevância para a conservação da natureza e da biodiversidade, destinada a: (1) proteger a integridade ecológica de um ou mais ecossistemas para as gerações presentes e futuras; (2) excluir a exploração ou ocupação não ligadas à proteção da área; e (3) prover as bases para que os visitantes possam fazer uso educacional, lúdico, ou científico de forma compatível com a conservação da natureza e dos bens culturais existentes”.

A classificação da IUCN define as áreas protegidas de acordo com os seus objetivos de gestão, que são reconhecidos internacionalmente por vários governos nacionais e pela ONU. Essa divisão fornece um padrão interternacional para a definição de áreas protegidas e serve como base para legislações nacionais, inclusive a brasileira, a Lei 9.985 de 2000 conhecida como Lei do SNUC (Sistema Nacional de Unidade de Conservação).

No Brasil, os Parques Nacionais são a mais popular e antiga categoria de Unidade de Conservação. O SNUC inclui o Parque Nacional no grupo de Unidades de Conservação de Proteção Integral. Segundo a legislação brasileira, estas devem “preservar ecossistemas de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, realização de atividades educacionais e de interpretação ambiental, recreação e turismo ecológico, por meio do contato com a natureza”. Por isso, Parques Nacionais fechados ao público são incompatíveis com os objetivos ditados pelo SNUC.

Os Parques Nacionais, assim como outras unidades de conservação federal, são geridos pelo ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Em geral, quando os Parques estão fechados ao público é porque ainda não completaram os seus Planos de Manejo, documento que detalha os limites de utilização e visitação de cada parque, baseado nos riscos que correm sua fauna e flora.

Atualmente, o Brasil tem 69 Parques Nacionais. Você pode conferir todos eles no WikiParques, a enciclopédia interativa sobre áreas protegidas, criada pelo ((o))eco.

Leia também

Dicionário Ambiental
11 de junho de 2015

O que é um Refúgio de Vida Silvestre

Conheça a unidade de conservação voltada a proteção de ambientes que abrigam condições de vida e migração de espécies da flora e fauna.

Dicionário Ambiental
18 de maio de 2015

O que é uma Reserva Biológica

Outra das UC de proteção integral, a reserva biológica objetiva a preservação do ambiente e seres vivos sem interferência humana.

Dicionário Ambiental
21 de março de 2017

O que são Mosaicos de Unidades de Conservação

Entenda este de instrumento de gestão ambiental consagrado pelo SNUC, onde a participação, integração e envolvimento de gestores e da população local na administração das mesmas garantem a conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 12

  1. Marcos diz:

    embora ideias para este tipo de área protegida já existissem, coube aos Estados Unidos criarem em 1872…. eu só quero saber o que é um parque nacional n quando ele foi criado/feito/ sei la o q


  2. Beatriz C. diz:

    qual a necessidade de escrever um texto gigante só para explicar uma coisa de um paragrafo talves?


  3. Beatriz diz:

    Pode me esclarecer se um Parque Municipal pode ser transformado em Área de preservação Ambiental? Existe uma lei pra isso?


    1. danyrius19 diz:

      Sim, se chama recategorização. Precisa passar pela câmara municipal através de um projeto de lei


  4. luizpradobr diz:

    Artigo super teórico e abstrato. Plano de manejo foi uma péssima, lastimável tradução de management plan. Nos EUA, não é um simples zoneamento, como aqui. E, fundamentalmente, nos EUA os parques permitem a visita das pessoas, com excelente infraestrutura de estadia, estradas pavimentadas, campings, pousadas para vários níveis de idade, trilhas bem demarcadas e com cavacos de madeira no chão, 3-4 metros de largura, também para todas as idades e níveis de dificuldades. Aqui é que é essa chatice sem fim, com os restaurantes do Parque Nacional da Tijuca sendo desativados porque um "gestor" (argh) assim decide, não gosta de humanos dentro do parque.


  5. digié cá diz:

    é uma boa iniciativa meus


    1. ANA CLARA diz:

  6. eduarad diz:

    o que parque nacionais por favor responda


    1. ANA CLARA! diz:

      MEU QUERIDO É SÓ VC PESQUISAR O QUE É!!!!!!!


    2. Maria izabelly diz:

      O parque nacional e uma area protegida em que os animais nao morre por la eles terem muito cuidado com os animais ………entendeu??


      1. Beatriz C. diz:

        não, pq o texto podia ser mais claro né