Notícias

Mais áreas protegidas do WikiParques em fotos 360°

Com mais de 50 novos verbetes e 200 novas fotos, o WikiParques é um sucesso. Veja fotos em 360° de áreas protegidas para comemorar esta ótima marca.

Paulo André Vieira ·
19 de maio de 2014 · 10 anos atrás

No dia de seu lançamento, o WikiParques estreava só com verbetes para os 69 Parques Nacionais do Brasil, e apenas algumas fotos que nossa equipe usou para testar a ferramenta e deixar tudo pronto para que os amantes das áreas protegidas pudessem encontrar o site funcionando perfeitamente. Sentados ansiosamente na frente dos nossos computadores, ficamos na expectativa de qual seria a primeira unidade de conservação que ganharia uma nova página, torcendo para que a tal do “colaborativo” fosse tudo aquilo que esperávamos. Hoje podemos dizer sem sustos que é isso e muito mais.

O Parque Estadual Serra do Brigadeiro foi o primeiro verbete criado por um usuário do WikiParques, e muitos mais se seguiram desde então. Já foram criados mais de 50 novos verbetes, de Parques Estaduais e Municipais, passando por Reservas Biológicas e APAs, e até algumas RPPNs. Além dos verbetes, mais de 200 novas fotos foram enviadas, mostrando as belezas e a biodiversidade de nossas áreas protegidas.

Para criar este post, mostrando as fotos em 360° disponíveis no serviço do Google chamado Maps Views, simplesmente naveguei pelo mapa e fui coletando fotos incríveis feitas dentro de unidades de conservação. As fotos de Parques Nacionais certamente já tinham um verbete correspontende, mas selecionei fotos de outras categorias sem me preocupar se já havia um verbete criado para cada uma daquelas unidades de conservação. Qual não fui minha felicidade ao descobrir que todas as UCs das fotos já tinham seus respectivos verbetes!

Abaixo você pode ver as fotos selecionadas, e clicar no link de cada área protegida para ler seu verbete no WikiParques. Depois, se quiser colaborar, crie um verbete sobre aquele parque próximo da sua casa, e ajude a torná-lo mais conhecido. Se tiver um celular capaz de fazer essas fotos em 360°, vá até lá e aproveite para mandar uma para o Google. Quem sabe ela não aparece por aqui no futuro?

 

Parque Nacional da Chapada Diamantina

Parque Nacional dos Lençois Maranhense

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Parque Estadual de Ilhabela

Parque Estadual da Ilha Grande

Parque Nacional Serra do Cipó

Parque Nacional da Serra da Canastra

Parque Estadual da Serra do Papagaio

 

Leia também
As áreas protegidas do WikiParques em fotos 360°
Os parques nacionais brasileiros em fotos 360°
Um passeio virtual pelo Rio Negro
Parques Nacionais pedem socorro, alertam ambientalistas
A biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Itajaí

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.