Análises

Gado na Amazônia é ameaça ao bioma, aos povos tradicionais e ao próprio setor

Presidente sugere abrir terras indígenas para a pecuária, como forma de baixar o preço da carne. Ideia não se sustenta nem do ponto de vista econômico

Lucas Ferrante ·
19 de dezembro de 2019 · 4 anos atrás
Fazenda de Gado em Vista Alegre do Cupim. Foto: Marcio Isenseee e Sá.

Nesta quinta-feira (19/12), o presidente Bolsonaro sugeriu que as terras indígenas fossem abertas para a pecuária como forma de diminuir o preço da carne. A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já havia defendido a pecuária não apenas em terras indígenas, mas em unidades de conservação. O que tanto o Presidente da República, como a Ministra da Agricultura parecem não ter compreensão, é que o Brasil não precisa liberar a pecuária em terras indígenas e unidades de conservação, pois existem terras ociosas em outras partes do país que permitem o aumento da produção sem que a pecuária avance sobre a floresta Amazônica e outras áreas fundamentais para a conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, como demonstrado no estudo publicado pela renomada revista Global Environmental Change por pesquisadores da PUC e da Embrapa.

Em 2017, coordenei um estudo publicado na revista cientifica Journal of Biogeography, que mostrou que a pecuária é um dos cultivos mais nocivos à floresta, pois os pastos permitem que os ventos ganhem velocidade da paisagem, afetando severamente a estrutura da floresta adjacente, causando a mortalidade de árvores e abertura de clareiras, além da presença do gado destruir a vegetação nativa e o pisoteio dos animais assorear corpos d’agua e nascentes e impedir o recrutamento de novas plantas na área.

Bolsonaro sugeriu que as terras indígenas fossem abertas para a pecuária como forma de diminuir o preço da carne. Foto: Alan Santos/PR.

O estudo ainda demonstrou uma alteração severa na composição de espécies, causando extinções locais em áreas de floresta circundadas pela pecuária. Desta forma, fica claro como não apenas defender a pecuária em terras indígenas e unidades de conservação é uma medida desnecessária, mas que tal liberação pode causar grandes danos ambientais nestas áreas sem que exista uma justificativa real para isso. De fato, conservar as terras indígenas e unidades de conservação, é um fator essencial para a agricultura brasileira, como parecem desconhecer o Presidente Bolsonaro e a Ministra da Agricultura, mas que já foram apontados por vários estudos científicos que estas áreas garantem os serviços ecossistêmicos que regulam as chuvas das regiões Sul e Sudeste do país, influenciando diretamente a produção agrícola do Brasil.

Este ano, através de um estudo publicado na revista científica Environmental conservation, que é editada pela Universidade de Cambridge, eu e o prêmio Nobel Philip Fearnside apontamos como o atual governo de Bolsonaro e Tereza Cristina junto com os ruralistas, visam expandir a pecuária e soja para estas áreas, tendo extremo prejuízo para os serviços ecossistêmicos e regulação das chuvas do país. No mesmo estudo, ainda apontamos as fronteiras da pecuária na Amazônia, como as áreas com maior concentração de grilagem e conflitos de terras, além de assassinatos a ambientalistas, indígenas e pequenos produtores rurais.

Estas informações, que estão descritas em revistas cientificas, cujos estudos foram revisados por outros cientistas, demostram não apenas que o gado na Amazônia é uma ameaça para o bioma, mas que liberar a pecuária em terras indígenas e unidades de conservação é um golpe fatal aos povos indígenas e tradicionais, além da sanção de perda massiva de biodiversidade e desrespeito aos acordos internacionais de clima e floresta. O Brasil tem caminhado para uma agropecuária obscura, que visa se expandir às custas dos povos tradicionais e meio ambiente e isso irá impactar o próprio mercado internacional da pecuária. Tais medidas de liberação da pecuária em unidades de conservação e terras indígenas, se tomadas, poderiam mudar o atual slogan do “agro é pop” para o slogan “o agro não poupa ninguém”.

O acesso ao link para cada um dos artigos mencionados está no próprio texto nos nomes das revistas.

Referencias:

  • Strassburg et al. When enough  should  be  enough:  Improving  the  use  of  current agricultural  lands  could  meet  production  demands  and  spare  natural habitats  in  Global Environmental Change, v. 28, p 84–97, 2014.
  • Ferrante et al. The matrix effect: how agricultural matrices shape forest fragment structure and amphibian composition. Journal of Biogeography, v. 44, p. 1911-1922, 2017.
  • Ferrante & Fearnside. Brazil’s new president and “ruralists” threaten Amazonia’s environment, traditional peoples and the global climate. Environmental Conservation, v. 46, p. 1-3, 2019.

 

As opiniões e informações publicadas na área de colunas de ((o))eco são de responsabilidade de seus autores, e não do site. O espaço dos colunistas de ((o))eco busca garantir um debate diverso sobre conservação ambiental.
Leia Também

Governo prepara projeto de lei que regulamenta mineração em terras indígenas

Sai extrativista, entra boi: a lei do mais forte em uma reserva extrativista de Rondônia

Onde cabe um boi, ôpa, cabem três ou quatro

 

 

  • Lucas Ferrante

    Doutorando em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

Leia também

Reportagens
28 de junho de 2016

Onde cabe um boi, ôpa, cabem três ou quatro

Intensificar a pecuária é uma das chaves para se chegar ao desmatamento zero na Amazônia. Projeto piloto no Mato Grosso mostra o caminho

Reportagens
4 de dezembro de 2018

Sai extrativista, entra boi: a lei do mais forte em uma reserva extrativista de Rondônia

Na Resex Jaci-Paraná, invasores de terra expulsam extrativistas locais e criam gado ilegal, que é comprado por grandes frigoríficos da região

Notícias
25 de setembro de 2019

Governo prepara projeto de lei que regulamenta mineração em terras indígenas

Segundo secretário de mineração, Alexandre Vidigal de Oliveira, medida será enviada ao Congresso até o final deste mês

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Hélio diz:

    O interesse em liberar a pecuária na Amazônia não é sobre a pecuária, é sobre a mineração. A intenção é concentrar terras riquíssimas em minérios estratégicos nas mãos dos financiadores da bancada ruralista, os maiores lobbistas do país.


  2. Álvaro Rolim Guerra diz:

    Vejo essa relação do "baixar o preço da carne" ao "pecuária em terras indígenas" muito perigosa também para a opinião pública. Com essa premissa é fácil induzir o cidadão-médio, ávido por manter seu padrão de alimentar, a não endossar causas ambientais.


  3. Paulo diz:

    Mais uma do Presidente. Dito "boi de piranha", para desviar o foco.