Notícias

((o))eco lança o site colaborativo WikiParques

A partir de hoje, você tem um local para compartilhar conhecimento, postar fotos, pesquisar e debater sobre nossas áreas protegidas.

Eduardo Pegurier · Paulo André Vieira ·
2 de abril de 2014 · 10 anos atrás
Parque Nacional do Itatiaia, criado em 1937, é o primeiro do Brasil.
Parque Nacional do Itatiaia, criado em 1937, é o primeiro do Brasil.

É conhecido entre os amantes dos Parques Nacionais e áreas protegidas o lema “Conhecer para conservar”. Ele lembra que quem se apaixona pela natureza e pelos locais, cada vez mais raros, onde ela é preservada, se torna um aliado da conservação. Pois ((o))eco lança hoje, 02 de abril, um novo desafio:

 

Colabore para conservar, participe do WikiParques, o site colaborativo aberto ao público que desejar compartilhar seu conhecimento, fotos, debater e explorar as nossas áreas protegidas.

 

O objetivo é criar a maior central de conhecimento sobre o assunto, que possa multiplicar o número de amantes e interessados em defender as áreas protegidas brasileiras, conhecidas pelo nome técnico de Unidades de Conservação (UCs).

Somadas, as UCs federais, estaduais, municipais e privadas (RPPNs) formam um colosso de 1,5 milhão de Km2, que cobre 17% do território brasileiro, o equivalente a 4 vezes a área da Alemanha, 12 vezes a área de Portugal, ou a de 35 Holandas.

Torcemos para que o site engaje desde estudantes que começam a entender a grandeza da biodiversidade do país aos especialistas que, apesar de dedicarem a carreira à conservação, não cansam de se maravilhar com esses locais.

Contamos também com os fotógrafos que congelam para “o da poltrona” e para a posteridade imagens que nunca mais se repetirão na mesma exata forma. Aliás, uma das inspirações do WikiParques é o formidável Wikiaves, que em poucos anos de vida já acumulou cerca de 1 milhão de fotos de aves.

O projeto WikiParques nasceu do desejo de fazer mais pelas áreas protegidas, uma das razões por trás da criação da Ong Associação Oeco, responsável pela publicação do site ((o))eco, essa publicação sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente ao jornalismo ambiental. Nosso parceiro nesse projeto é a Fundação Grupo Boticário de Preservação da Natureza, que apoiou o desenvolvimento do site desde a sua concepção.

Recebemos regularmente um fluxo de notícias e de conhecimento que vão dos problemas e ameaças às iniciativas de sucesso que ocorrem dentro das áreas protegidas. Entretanto, nossa equipe e nosso orçamento não nos permite cobrir senão uma pequena parcela das notícias que deveriam vir a público.

Daí o WikiParques, uma ferramenta construída sobre a plataforma de software livre da Wikipédia. A versão lançada hoje é Beta, ou seja, ainda sujeita a modificações substanciais. O site começa com os verbetes básicos de todos os Parques Nacionais. Faltam apenas algumas centenas de UCs que precisam de internautas dedicados para criar o seu verbete. Adote uma Unidade de Conservação e crie o seu verbete!

Contamos com as suas observações e opiniões para tornar o WikiParques cada vez mais amigável e funcional.

Em ((o))eco, continuaremos dando o nosso melhor na produção de notícias e reportagens, mas, hoje, temos o prazer de oferecer uma nova ferramenta que vai ajudar a conhecer nossas áreas protegidas e, por tabela, defendê-las.

 

Estão todos convidados a visitar e participar do WikiParques

 

*Paulo André Vieira é editor de tecnologia e Eduardo Pegurier é editor-chefe de ((o))eco

 

Parque Nacional do Jaú.
Parque Nacional do Jaú.

Parque Nacional dos Lençois Maranhense.
Parque Nacional dos Lençois Maranhense.

 

Leia também
O que são Unidades de Conservação
Conhecer para conservar: um pouco de história
Conhecer para conservar: transformando usuários em aliados

 

  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.