Análises

Empreendedores da conservação, apoiando quem já faz

Programa Empreendedores da Conservação (E-CONS) financia 6 projetos em 2012, em quase todos os biomas brasileiros: foco na biodiversidade.

Clóvis Borges · Angela Kuczach ·
14 de janeiro de 2013 · 11 anos atrás
Silvio Marchini - E-CONS Amazônia - Projeto A Escola da Amazônia. Foto: Edson Grandisoli.
Silvio Marchini – E-CONS Amazônia – Projeto A Escola da Amazônia. Foto: Edson Grandisoli.
Jean Pierre Santos - E-CONS Cerrado - Projeto O homem da Canastra e o lobo-guará: estabelecendo um modelo de coexistência com a fauna e a preservação do Cerrado. (Foto: Rogério de Paula)
Jean Pierre Santos – E-CONS Cerrado – Projeto O homem da Canastra e o lobo-guará: estabelecendo um modelo de coexistência com a fauna e a preservação do Cerrado. (Foto: Rogério de Paula)
Glaucia Seixas - E-CONS Pantanal. Projeto COnservação do Papagaio Verdadeiro. Clique nas fotos para ampliar. (Foto: Jaire Marinho Torres)
Glaucia Seixas – E-CONS Pantanal. Projeto COnservação do Papagaio Verdadeiro. Clique nas fotos para ampliar. (Foto: Jaire Marinho Torres)

O Programa está pautado em critérios técnicos rigorosos para a escolha dos executores dos projetos selecionados. O trabalho buscar ainda incorporar agregados para potencializar o reconhecimento destas iniciativas, como a valoração dos serviços ambientais das ações de conservação realizadas.

Para a SPVS e o HSBC, a alternativa encontrada é um desafio coerente com uma função de agregar uma maneira complementar de estimular ações de Conservação da natureza. Assim como recursos operacionais são fundamentais, é necessário investir recursos de forma estratégica para que haja um fortalecimento continuo e eficiente, que gere expansão das ações desenvolvidas e com possibilidade de replicabilidade, entendendo que dessa forma pode-se obter maior impacto em Conservação.

Em 2012, seis projetos foram apoiados pelo Programa E-CONS, cada um em um bioma diferente. Na Amazônia: o Projeto “A Escola da Amazônia”, coordenado por Silvio Marchini, está sendo realizado em Alta Floresta, no Mato Grosso. Perto dali, no município de Miranda, no Mato Grosso do Sul, Pantanal, há o projeto de conservação do papagaio-verdadeiro. Realizado pela zootecnista e superintendente da ONG Fundação Neotrópica, Glaucia Seixas.

O programa E-CONS também apoia projeto no Cerrado, onde Jean Pierre Santos comanda o projeto de conservação “O homem da Canastra e o Lobo-guará”, realizado no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas. Do Cerrado, o E-CONS vai para a Caatinga, com o projeto de conservação do soldadinho-do-araripe, realizado no município de Crato, no Ceará, pelo ornitólogo Weber Girão.

A Mata Atlântica vem representada pelo projeto “Reserva bicudinho-do-brejo”, que contribui para a conservação na APA de Guaratuba, no Paraná e é coordenado pela bióloga Bianca Reinert.

Por fim, as áreas urbanas também ganharam apoio com o projeto coordenado pela ambientalista Terezinha Vareschi. O Projeto Conservação de áreas naturais em ambientes urbanos é feito em Curitiba, no Paraná e fecha a lista de projetos apoiados pelo E-CONS no ano passado.

O Programa E-CONS representa uma oportunidade de investimento que visa ao incremento para iniciativas de sucesso, ampliando resultados significativos em Conservação. Além disso, por enfatizar a relevância dos serviços ambientais decorrentes das ações de conservação da biodiversidade, o Programa demonstra ao apoiador o valor real do seu investimento, conferindo uma melhor clareza em relação aos resultados das aplicações de recursos. Iniciamos 2012 com apoio direto a seis projetos. Seis inspirações realizadas em cinco dos sete biomas brasileiros, que o leitor terá a oportunidade de conhecer aqui mesmo no O Eco. Em 2013, a meta é expandir essa escala com uma nova fase de seleções e novos projetos sendo apoiados.

 

  • Clóvis Borges

    Diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)

  • Angela Kuczach

    Bióloga e Diretora Executiva da Rede Nacional Pro Unidades de Conservação.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.