Análises

É dado o sinal de largada:

Faltam exatas quatro semanas para início da Copa. Tivesse sido levada em consideração a relação com a natureza, não há a menor dúvida que a cidade eleita para abertura seria a Cidade do Cabo. Veja fotos.

Pedro da Cunha e Menezes ·
13 de maio de 2010 · 14 anos atrás

Faltam exatas quatro semanas para o pontapé inicial do maior evento esportivo da Terra. Como se sabe, a Copa da Mundo da África do Sul terá suas partidas de abertura e final em Joanesburgo. A sede foi escolhida por critérios econômicos e políticos. Tivesse sido levada em consideração a relação com a natureza e esportes de montanha, não há a menor dúvida que a eleita seria a Cidade do Cabo.

Com efeito, o Cabo é dentre todas as metrópoles do mundo aquela que mais oferece em termos de trilhas, mergulhos e contemplação. Mesmo rivais de peso como Sydney, São Francisco, Hong Kong, Nairobi e o Rio de Janeiro, não são páreo para a capital legislativa da África do Sul.

A menos de meia hora de qualquer residência ou hotel da cidade, é possível alcançar mais de 1.000 quilômetros de trilhas sinalizadas (inclusive para mountain bike), escalar centenas de vias diferentes, mergulhar entre tubarões brancos, saltar de asa ou de parapente, surfar com qualquer condição de vento ou maré, velejar, ou simplemsnte admirar placidamente em seu habitat natural pinguins, baleias, antílopes e avestruzes e estar em meio ao ecossitema do Fynbos, o menor e, ainda ssim, mais variado entre os seis reinos florais existentes no mundo.

A partir daí, é possível trilhar ininterruptamente durante cinco dias de puro prazer até o Cabo da Boa Esperança, sempre em meio à natureza, mas com vistas da cidade que envolve completamente o Parque. Há várias rotas possíveis para esse caminho. Uma delas, a Hoerikwaggo Trail, é oficializada pelo Parque Nacional e conta com serviço de carregadores e abrigos ao final de cada dia de caminhada (igualzinho ao Brasil, não é mesmo?). Decidi fazer o percurso misturando ao longo dos dias rotas escolhidas por mim e partes da Hoerikwaggo.

Sem pressa para alcançar o destino e atento também as boas coisas que o lado urbano da cidade tem para oferecer, no final acabarei caminhando muito mais do que o necessário, mas como não trilhamos por necessidade e sim por prazer isso não é problema. Logo no primeiro dia, após sair do trabalho, aproveitei o fim de tarde para subir ao topo da Signal Hill. Iniciei a caminhada a partir do estádio e marchei por duas horas sempre com vistas maravilhosas do Centro e dos bairros de Green Point e Camps Bay.

Como enquadramento tive um por do sol de fazer cair o queixo. Ao cair da noite, já tinha circulado toda a montanha (que não é muito grande). O melhor, a Pedra que domina Signal Hill e chama-se Lion´s Head, ficou para amanhã. Não importa o dia foi espetacular! Pena que a Copa toda não será jogada aqui.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.