O Eco no seu email

Transmissão Ao Vivo Do Programa Invenção Do Contemporâneo, Na Cpfl Cultura, Em Campinas, Sobre "mudanças Climáticas E Escassez Hídrica Nas Cidades Latino-americanas", Com O Cientista Do Inpe José A. Marengo

Data: 10/11/2015 das 15:00:00 às 17:00:00
Riscos climáticos, como aumento de temperatura, secas e chuvas intensas, são identificados por 94% das cidades latino-americanas, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Com o objetivo de reduzir esses riscos, 76% dos municípios reportaram algum tipo de ação de mitigação ou adaptação. Do total, 28% das administrações municipais reportaram ações para medir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), somando em torno de 196 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Essas emissões equivalem ao consumo de 83 trilhões de litros de gasolina.  Campinas está em fase de elaboração de inventário de GEE*, que contemplará os 20 municípios da Região Metropolitana.As informações são de um levantamento do CDP (Carbon Disclosure Project) com 90 cidades latino-americanas (57 delas brasileiras) e serão divulgadas, por meio de um mini-documentário, na próxima terça-feira, 10/11, às 14h:30, na CPFL Cultura. Na sequencia haverá uma palestra de José Marengo,  pesquisador do CEMADEN e do IPCC sobre a escassez hídrica na América Latina. O evento, que será transmitido ao vivo pelo site www.cpflcultura.com.br/aovivo, é uma parceria entre o CDP, a CPFL Energia, a Fundação Konrad Adenauer e a BYD com o apoio da Prefeitura de Campinas, da ANAMMA e da Rede Brasileira do Pacto Global.
O encontro contará com a participação do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, de secretários de Meio Ambiente de várias cidades brasileiras, além de representantes de empresas e das universidades da região.
Segundo o CDP, as cidades estão identificando os riscos climáticos e agindo para reduzir ospotenciais efeitos sobre a comunidade empresarial. Os municípios da América Latina também aproveitam as oportunidades para trabalhar de forma mais próxima da comunidade empresarial, principalmente em áreas como transportes e energias renováveis. A previsão é que os municípios latino-americanos deverão suportar grande parte do impacto do aquecimento global, levando os governos municipais a dimensionar adequadamente suas ações.Essas e outras ações serão o tema do debate entre especialistas e autoridades. O encontro é parte da série especial do programa Invenção do Contemporâneo sobre aquecimento global.
Sobre o CDPO CDP é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação ambiental. Devido a importância das cidades no contexto climático, o CDP lançou em 2010 o programa CDP Cities, o qual fornece uma plataforma global, que permite que os governos de cidades divulguem publicamente os seus dados sobre emissões de GEE, a análise de riscos das alterações climáticas, oportunidades e planos de adaptação. * Inventário de GEE (gases de efeito estufa) é a coleta de dados da quantidade de gases causadores do efeito estufa como ( CH4, CO2 etc). Trata-se de um diagnóstico sobre a emissão desses fases em determinada localidade. A elaboração do inventário é o primeiro passo para que uma empresa possa contribuir para ações ao combate às mudanças climáticas. A partir desse diagnóstico é possível estabelecer metas para a redução das emissões.  Mais informações em www.cpflcultura.com.br

Endereço:

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera - Campinas
SP