O Eco no seu email

Sustentabilidade Urbana é Tema De Seminário Na Coppe/ufrj

Data: 16/07/2013 das 09:00:00 às 15:30:00
Sustentabilidade urbana é tema de seminário na Coppe     
Os megaeventos que o Rio de Janeiro sediará nos próximos anos fazem da cidade o ambiente ideal para repensar o desenvolvimento sustentável e inclusivo das grandes cidades. Aproveitando essa oportunidade, a Coppe/UFRJ, a Universidade de Tsinghua, o Centro China Brasil de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para Energia e o Centro Mundial de Sustentabilidade Rio+ promovem no próximo dia 16 de julho o seminário Cidades Sustentáveis, no auditório da Coppe do Centro de Tecnologia 2, Cidade Universitária.

A abertura do evento contará com a participação do professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe, e do coordenador do Centro Rio+, Rômulo Paes. Durante o seminário, especialistas apresentarão projetos, tecnologias e políticas públicas voltadas para a sustentabilidade em três diferentes países: Brasil, China e Estados Unidos. Na pauta estão as experiências de Pequim, que sediou os jogos olímpicos em 2008, e dos Estados Unidos, quatro vezes sede desde 1904. O objetivo é avaliar como tais experiências poderão contribuir para que as competições esportivas deixem um legado positivo para o Rio de Janeiro e para o Brasil.


Entre os principais tópicos do encontro estão a mobilidade urbana, o tratamento de resíduos e reciclagem, o tratamento de água e as construções sustentáveis. Todos são temas de estudos inovadores que a Coppe desenvolve, em parceria com a Universidade de Tshingua, no âmbito do Centro China-Brasil gerido pelas duas instituições. A aplicação desses estudos nas cidades de Beijing (China) e Rio de Janeiro também será discutida por especialistas brasileiros e chineses, ao final do evento. Eles irão avaliar a realização de um projeto que seja desenvolvido de forma conjunta pelo Centro Rio+ e o Centro China-Brasil.


Também no final, será promovida uma reunião com representantes das entidades organizadoras para delineamento de documento comparativo de projetos e políticas para sustentabilidade em diferentes condições.

Programação:
09:00 – 09:30 – Boas vindas: Prof. Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ e dr. Romulo Paes, coordenador do Centro Rio+  
09:30 – 10:00 – Prof. Emílio La Rovere, Coppe/UFRJ - Projetos de sustentabilidade Urbana na Coppe 
 
10:00 – 10:30 –
Prof. Zhang Xiliang, Universidade de Tsinghua - Políticas Nacionais da China para cidades sustentáveis 
 
10:30 – 10:45 – Coffee Break  

10:45 – 11:15  –
Prof. Zhou Jian, Universidade de Tsinghua - Políticas e Projetos de sustentabilidade em Beijing 
 
11:15 – 11:45 – Prof. Timothy Beatley, Escola de Arquitetura, Universidade da Virgínia - Construções Sustentáveis  

11:45 – 12:00 - Suzana Kahn, subsecretária de Economia Verde, Estado do Rio de Janeiro of Green Economy   
 
12:00 – 1
2:30 – Debate aberto ao público  

12:
30 – 14:00 – Almoço  

1
4:00 – 15:30 – Reunião das equipes (Coppe/UFRJ, Universidade de Tsinghua, Universidade de Virginia e Rio+) 



Endereço:

Auditório da Coppe do Centro de Tecnologia 2 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro
Rio de Janeiro