O Eco no seu email

Seminário Nacional Da Reciclagem De Resíduos Da Construção Civil E Demolição

Data: 17/09/2015 das 08:00:00 às 18:00:00
O seminário vai evidenciar o problema da reciclagem, discutir soluções em conjunto com empresas recicladoras, construtoras, pavimentadoras, fornecedores de equipamentos e entidades do setor da construção civil e demolição. Cerca de 50% a 70% de todos os resíduos sólidos urbanos gerados nas cidades são provenientes de atividades ligadas à construção civil. Embora a implantação de usinas de reciclagem tenha crescido de 20% a 30% nos últimos anos, estima-se que 50% dos municípios ainda destinem para os lixões ou locais irregulares, ao invés de reciclar ou utilizar o material como agregado em obras, de forma sustentável e com baixo custo.

Nesse dia, será apresentada uma Pesquisa Setorial desenvolvida pela ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), entidade realizadora do seminário, que vai revelar dados inéditos desse setor, identificando ou não a presença de legislação nas regiões onde atuam as usinas, bem como a capacidade instalada, qualidade do resíduo, tipos de produtos fabricados, dificuldades e principais gargalos enfrentados pelo setor.

Dos 5500 municípios brasileiros, apenas pouco mais de 40% tem um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, que devem estar incluídos também os resíduos de construção civil. A destinação muitas vezes é feita de maneira irregular. Na capital paulista, por exemplo, estima-se que existem mais de 4 mil pontos clandestinos de descarte. É importante destacar também que mais de 50% dos resíduos de construção provém de pequenas reformas feitas em residências.

Endereço:

Secovi – Rua Dr. Bacelar, 1043 – Auditório Milenium - Saúde - São Paulo
SP