O Eco no seu email

Seminário Brasil: A Hora Dos Resíduos!

Data: 17/09/2013 das 00:00:09 às 00:00:18
Portugal apresenta sua experiência exemplar no gerenciamento de resíduos sólidos!

O Grupo About Media Brasil promove no Rio de Janeiro, nos dias 17, 18 e 19 de Setembro, o Seminário Brasil: a Hora dos Resíduos! Olhar o Gerenciamento Integrado na Europa através de Portugal. Durante 3 dias falar-se-á de como Portugal providenciou o gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais, resíduos de serviços de saúde e resíduos da construção civil.

Nas últimas décadas, Portugal teve uma evolução muito importante no setor dos resíduos, impulsionada pela sua entrada na Comunidade Europeia: encerrou os lixões, implementou uma rede excecional de coleta seletiva e um sem número de infraestruturas que permitem o gerenciamento de todo o tipo de resíduos, sendo hoje em dia autossuficiente. Definiu prioridades, desenhou o modelo de governância do setor, definiu a organização territorial e estabeleceu a regulação de forma exemplar. Hoje Portugal conta com um vasto conjunto de empresas que garantem 365 dias por ano o regular funcionamento do gerenciamento nacional de resíduos. Essas empresas providenciam soluções tecnológicas, serviços e produtos, bem como o funcionamento de diversas unidades de gerenciamento de resíduos. 

É um caso de sucesso na Comunidade Europeia que o Brasil precisa conhecer e saberá aproveitar.

O setor dos resíduos brasileiros atravessa um momento único, e assiste a profundas alterações. A lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece princípios, objetivos, diretrizes, metas e ações importantes visando ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, e o bom exemplo português poderá contribuir para a efetivação dessa política. Surge assim um espaço natural de partilha de oportunidades e troca de experiências entre os dois países.

Endereço:

Palácio São Clemente Rua São Clemente, 424 - Botafogo - Rio de Janeiro
-