O Eco no seu email

Pétala Por Pétala - Expo De OrquÍdeas E Boas Práticas Ambientais, Sexta Edição

Data de início: 20/04/2013 das 10:00:00 às 17:00:00 | Data de término: 28/04/2013 das 10:00:00 às 17:00:00
No mês de abril, o Sesc Interlagos realiza o evento Pétala por Pétala – Expo Orquídeas e Boas Práticas Ambientais.
Neste ano o evento traz o tema:
“A Vida Inspira Arte”.
Inspire-se contemplando as paisagens naturais do Sesc Interlagos e reflita sobre a relação entre Arte, Educação, Meio Ambiente e Sociedade.


O Viveiro de Plantas do Sesc Interlagos, se transforma em um “Jardim de Inspiração”  para receber nos dias 20, 21, 26, 27 e 28 de abril, a sexta edição do evento Pétala por Pétala. Com o propósito de divulgar boas práticas ambientais, o tema deste ano propõe ao público um passeio pela relação entre arte e educação para sustentabilidade.

Desde 2007, o evento “Pétala por Pétala – Expo Orquídeas e Boas Práticas Ambientais” acontece anualmente, sempre no mês de abril, no Sesc Interlagos. Neste ano, o destaque é participação de 14 parceiros expositores, que trabalham com projetos ou produtos que estejam comprometidos com boas práticas ambientais, desde a concepção até o uso final pelo consumidor.

Na programação deste ano, o espaço do Viveiro de Plantas também contará com exposição de orquídeas nativas e exóticas; Ateliê de Artes; oficinas ambientais; debates; Café da Roça com alimentos típicos da cultura caipira, intervenções de música, dança e teatro, dentre outras atividades.

É neste espaço singular, que produtores, profissionais, artesões e pessoas interessadas pelo tema do evento Pétala por Pétala se encontram para trocar experiências e debater ideias sobre alternativas, soluções e boas práticas ambientais.

 

A Arte e o Meio

A contemplação das paisagens naturais vem inspirando as pessoas a se expressarem nas mais variadas possibilidades ao longo da história da humanidade. Ao admirar uma bela pintura, por exemplo, é possível conhecer a diversidade da vida e dos ambientes, sejam eles reais ou criados por artistas.

As orquídeas, neste contexto, se destacam por sua diversidade de cores, texturas e formas, trazendo às paisagens especial beleza e mistério, bem como inspiração para quem as contempla.

Além disso, a partir dos anos 1970 com a intensificação e aprofundamento do discurso ambientalista, diversos artistas passaram a explorar o contexto dos problemas socioambientais, usando representações de paisagens como forma de chamar atenção e suscitar provocações a respeito dos valores e hábitos da nossa sociedade e os impactos ambientais associados a eles.

É esta temática que o evento pretende trazer à tona em 2013 por meio da construção de um Ateliê de Artes dentro do Viveiro de Plantas, que será ornamentado com os inúmeros instrumentos e ferramentas usadas em diferentes técnicas artísticas. A proposta é convidar o público a entrar em contato e experimentar diferentes formas de representar artisticamente a relação entre meio ambiente e sociedade, tendo como inspiração as paisagens do Sesc Interlagos.

Em cada dia do evento, um artista foi convidado a trabalhar no Ateliê de Artes e interagir com o público visitante, bem como oferecer uma oficina sobre a técnica que utiliza, sempre as 12h. Os artistas convidados e as respectivas oficinas serão:

- Luciano Ogura: xilogravura (20/04).

- Frederyck Pallinger: ilustração biológica (21/04);

- Cavalete Andante: pintura em tela (26/04);

- Coletivo Imargem: estêncil e graffiti (27 e 28/04);

 

Expositores de Boas Práticas

O destaque do evento Pétala por Pétala deste ano é participação de 14 parceiros expositores, que trabalham com projetos ou produtos que estejam comprometidos com boas práticas ambientais, desde a concepção até o uso final pelo consumidor.

A escolha destes expositores foi baseada em um critério de seleção, verificado em visitas técnicas e que levou em consideração:

- a matéria-prima utilizada;

- os impactos do processo de produção;

- o alinhamento do conceito do produto e/ou iniciativa com o conceito da sustentabilidade;

- o alinhamento do conceito do produto e/ou iniciativa com o caráter educativo do evento;

- a localização, com preferência para projetos e produtos sediados na Zona Sul de São Paulo;

Todos os expositores estarão presentes nos 5 dias do evento, e sua participação envolverá: a divulgação do seu projeto/produto em tendas espalhadas pelo espaço do Viveiro de Plantas e a realização de uma oficina ou palestras sobre alguma temática socioambiental que fará parte da programação do evento.

Desta forma, a ideia é que o público entre em contato com os idealizadores das iniciativas e boas práticas de forma educativa (seja nos stand de exposição ou nas oficinas/palestras) visando fortalecer as redes de contato, incentivar a multiplicação das boas práticas ambientais e estabelecer uma troca de conhecimento sobre diversos temas: consumo consciente, mobilidade, agroecologia, alimentação saudável, gestão de resíduos, conservação ambiental, desenvolvimento local, ciclo de vida dos produtos, dentre outros. 

 

Orquídeas e Boas Práticas Ambientais

As boas práticas ambientais também estão relacionadas às orquídeas, que também estarão presente no evento Pétala por Pétala 2013 por meio de dois orquidários localizados na Zona Sul de São Paulo.

Neste ano, por meio dos orquidários e da exposição de orquídeas nativas e exóticas, pretende-se convidar o público a conhecer mais sobre a diversidade e ecologia dessas plantas, e entender que estas fazem parte de um conjunto mais amplo de seres vivos que são interdependentes.

Por meio das oficinas ambientais, pretende-se mostrar para o público como entender a importância de adotar e difundir boas práticas ambientais relacionadas ao seu cultivo, como:
- Não retirar as orquídeas da natureza;.
- Pesquisar sobre a ecologia das orquídeas: como elas se desenvolvem na natureza e conheça seus requisitos em relação à luminosidade, temperatura, ventilação, substrato, adubação etc;
-  Dar prioridade aos adubos orgânicos como a torta de mamona, a farinha de osso, o bokashi ou o adubo foliar orgânico;
-  De acordo com a espécie de orquídea, usar substratos como cascas de pinus (sem tratamento químico), musgo tipo Sphagnum, terra ou pedriscos;
- Dar prioridade aos corretivos à base de alho e pimenta curtida, de óleo de Neem e de extrato Pirolenhoso, que ajudam a manter as pragas afastadas;.
-  Utilizar água da chuva para regar suas orquídeas e outras plantas do jardim. Assim, você economiza e irriga suas orquídeas com água isenta de cloro.
-  Conhecer o produtor e seu orquidário. Priorizar aqueles que realizam as boas práticas ambientais.

 

Sesc Interlagos e Educação para a Sustentabilidade

O Sesc São Paulo em sua essência propaga valores éticos, estéticos, democráticos e humanistas, respeitando a diversidade natural e cultural. Promover a conservação do patrimônio ambiental, desenvolver ações educativas que provocam a revisão de práticas danosas ao ambiente, fazem parte de um conjunto de princípios que orientam ações educativas, tendo como referência a responsabilidade ambiental para a construção de uma sociedade sustentável. 

Norteado por esta premissa, o Sesc Interlagos que fica localizado as margens da represa Billings, abriga em seu espaço de 500.000 m², o Viveiro de Plantas de 6.000m², e preserva nele aproximadamente 800 espécies de plantas, cinco mil mudas em exposição, Estufa de Plantas, Jardim Sensorial, Horta Orgânica, Composteira, Pomar e Terrário.

No “Pétala por Pétala” deste ano, a fim de tornar ainda mais concreta a proposta do evento, o Sesc Interlagos busca trabalhar com algumas medidas de prevenção e mitigação de impactos ao longo da sua organização e concepção: cardápio com aproveitamento integral de alimentos; sacolas duráveis de tecido como alternativas às sacolas plásticas; locação ao invés de compra de materiais; coleta seletiva dos resíduos.

Além deste evento anual, a unidade também desenvolve um conjunto de iniciativas socioambientais dentro do programa institucional do Sesc SP “Educação para Sustentabilidade”, tais como:

- Adote uma Árvore: promove a doação de mudas aos usuários da Unidade, tornando-os agentes ativos no processo de arborização urbana;

- ASAS (Formação de Agentes Socioambientais Sesc): projeto  que visa formação de parcerias com comunidades e instituições do entorno para a formação de agentes socioambientais;

- Viva o Verde: por meio de agendamento, educadores do Sesc Interlagos recebem grupos de escolas e instituições para realização de atividades de educação ambiental, como: Trilha Billings; Circuito Viveiro Vivo e Caça ao Tesouro.

-Oficinas de Jardinagem: atividades que abordam conhecimentos básicos sobre plantas, técnicas de cultivo, jardinagem e paisagismo;

- Programa Lixo Menos é Mais: programa de gestão de resíduos sólidos que busca aplicar o princípio dos 4R’s (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar) na unidade por meio da coleta seletiva e sensibilização de seus servidores.

 

Programação:

Café da Roça
O visitante do Evento Pétala por Pétala encontrará nesse espaço música ao vivo e um cardápio culinário com aproveitamento integral de alimentos e uso minimizado de alimentos e ingredientes industrializados. O Café da Roça é um espaço tematizado com forno e fogão a lenha, caracterizando o típico café de roça.
20,21, 26, 27 e 28/04. Sexta, sabados e domingos, das 10h às 17h. Praça do Forno - Viveiro de Plantas.

 
Música
- Ademar Farinha e Thomas Howard

Apresentam um repertório de músicas instrumentais de várias vertentes e compositores do universo da viola caipira.
20/04. Sábado, 11h e 13h. Viveiro de Plantas.

- Grupo Canto Livro: O Sertão na Canção
Apresentação musical inspirada na obra "Grade Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa.
20/04. Sábado, às 15h30. Viveiro de Plantas.

- Duo Terramérica
Neste show apresentado em forma de dueto o público contemplará ritmos da Bolívia, Peru, Chile, Argentina, Brasil, onde os instrumentos típicos são o destaque.
21/04. Domingo, 11h e 13h. Viveiro de Plantas.

- 3 no Som e Fábio Martinez
Um show que faz referência à música instrumental brasileira e ao mesmo tempo reflete em suas melodias a natureza de nosso país.
26/04. Sexta, às 11h e 13h. Viveiro de Plantas.

Mariangela Zan
Canta e conta as principais modas sertanejas de todos os tempos, em uma alegre interação com o público.
27/04. Sábado, às 15h30. Viveiro de Plantas.

Viola e Violeta
A dupla fazem uma releitura da antiga formação que reunia a Viola Caipira e a Rabeca.
27/04. Sábado, às 11h e 13h. Viveiro de Plantas.


Dança
Cálamo: Novos Experimentos
O corpo se reorganiza a partir do espaço, e a cena ganha dinâmicas viva, uma vez que depende diretamente da interação com o público.
21/04. Domingo, às 15h30. Viveiro de Plantas.

 

Expositores
Associação Akarui
A Akarui atua na execução de projetos e ações socioambientais na região de São Luiz do Paraitinga.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Associação Ninho
ONG que desenvolve diversos projetos que visam ao desenvolvimento social e econômico de comunidades da região de Parelheiros, no extremo Sul da cidade de São Paulo.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Bike Anjo e Aromeiazero
Em parceria com o Bike Anjo, o Grupo Aromeiazero desenvolve projetos nas áreas de mobilidade, arte urbana, qualidade de vida e inovação social, principalmente os relacionados ao ciclismo.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Chácara das Palmeiras
Produtor de orquídeas especializado em Miltônias, suas estufas ficam no extremo Sul, onde o cultivo de orquídeas alia-se à preservação ambiental no repovoamento com o Palmito Juçara.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Cooperapas - Orgânicos das APAs
Buscam o desenvolvimento pessoal e a sustentabilidade ambiental e econômica com a produção de alimentos orgânicos, cuidando do lugar em que vivem e oferecendo produtos com preços justos e acessíveis aos moradores e visitantes da região.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 9h às 17h. Viveiro de Plantas

Filó Cabruêra
O Filó Cabruêra é formado por um grupo de artesãos que se aproveitam de forma criativa do material resistente dos banners descartados por empresas, como matéria-prima para a confecção bolsas, estojos, fichários e outros acessórios.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Flora Ono
A propriedade da Flora Ono abriga a produção de espécies ornamentais, suculentas e de bromélias. Porém, seu diferencial é a coleção e produção de espécies de plantas carnívoras.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Instituto KVT
Um de seus projetos consiste no desenvolvimento de produtos fitoterápicos que visam o tratamento de problemas de saúde de maneira natural.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Instituto Pedro Matajs
Promove o desenvolvimento rural sustentável, elaborando e executando projetos de defesa, preservação e conservação do meio ambiente, através de cursos e palestras sobre educação ambiental, projetos artísticos, culturais e de capacitação profissional para sitiantes e produtores familiares.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Muzzicycle - Bicicleta de PET
Visando o desenvolvimento de alternativas para a reciclagem de garrafas PET, o engenheiro e artista plástico Juan Muzzi desenvolveu a Muzzicycle, uma bicicleta com o quadro feito a partir do plástico das garrafas.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Orquidário Ori
Especializados na produção de híbridos, a família Ori mantém e produz uma grande diversidade de orquídeas em suas estufas, inclusive com espécies raras e ameaçadas, num trabalho realizado há mais de trinta anos.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Rede Cadico Minhocas
Utilizando o reaproveitamento de materiais que de outra maneira poderiam virar lixo, o expositor desenvolve a criação de minhocários caseiros de baixo custo..
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Sítio do Bello
O Sítio do Bello é uma empresa da região de Paraibuna que atua desde 1999 e que visa viabilizar a produção orgânica de frutas nativas do Brasil que não estejam disponíveis no mercado atualmente.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas


Tecoste Confecções
Bolsas e objetos de decoração de qualidade, a partir do reuso de resíduos têxteis e a articulação de redes locais, que apoiam a sobrevivência empreendimento e o desenvolvimento da comunidade do entorno.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábados e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas

Palestras
Bate Papo - Cooperativismo e Associativismo
Nesta conversa,Valéria Maria Macoratti membro da CooperAPAS apresentará aos participantes os benefícios oriundos da organização em cooperativas de trabalho, e os relatos de quem se propôs a trabalhar dessa maneira. 30 vagas. Retirada de senha com 30 minutos de antecedência. A partir de 12 anos.
20/04. Sábado, das 14h às15h30. Espaço Gaia do Viveiro de Plantas.

Bate Papo - Desenvolvimento Local a partir do Reúso de Materiais
Neste bate-papo com o grupo de artesãos Filó-Cabruêra, será abordado como surgiu a iniciativa de trabalhar com o reaproveitamento de banners para a confecção de bolsas e acessórios, como se organiza o processo produtivo e os impactos socioambientais da iniciativa na comunidade. 30 vagas. Retirada de senha com 30 minutos de antecedência. A partir de 12 anos.
20/04. Sexta, das 10h às 11h30. Espaço de Oficinas do Viveiro de Plantas.

Especial
Jardim da Inspiração
Um convite aos visitantes a observar e refletir sobre paisagens retratadas em diferentes linguagens, como pinturas em tela, gravuras, vídeos, além da paisagem do próprio jardim. Livre.
20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, Sábados e Domingos, das 10h às 17h. Viveiro de Plantas.

Jardim Sensorial
Jardim que visa o estímulo dos cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. A diversidade encontrada neste ambiente leva os participantes a uma busca constante de novas interações, estimulando o desenvolvimento físico e mental. Atividade monitorada. Esta atividade é recomendada para maiores de 08 anos. 20/04, 21/04, 26/04, 27/04, 28/04. Sexta, sábado e domingos, das 09h às 17h. Viveiro de Plantas.


Mediação sobre a Técnica da Xilogravura
O artista convidado fará do Ateliê do Viveiro de Plantas seu espaço de trabalho, onde o público poderá interagir e conhecer mais sobre a técnica de xilogravura. Com Luciano Ogura. Livre.
20/04. Sábado, das 10h às 17h. Ateliê do Viveiro de Plantas.


Vivência Liang Gong
Esta atividade tem o propósito de ser um convite para os participantes relaxarem durante a exposição por meio de práticas corporais. A ideia é que os participantes percebam e trabalhem o equilíbrio entre o corpo e meio para promoção da saúde. Com Jeanne Kuk e instrutores de atividades físicas do Sesc Interlagos. Instruções no local. Livre. Espaço de Convivência do Viveiro de Plantas.
20/04. Sábado, das 11h30 às 12h.


Espaço verde e microclima urbano
A atividade abordará a importância dos espaços verdes nas grandes cidades e seu efeito no microclima urbano. Será promovida a doação de mudas de árvores aos participantes e apresentados os cuidados necessários antes e depois do plantio. Com equipe Sesc. 30 vagas. Retirada de senha com 30 minutos de antecedência. A partir de 12 anos. Espaço Gaia do Viveiro de Plantas.
21/04. Domingo, das 10h30 às 12h.


Mediação Sobre a Técnica da Ilustração Biológica
O artista convidado fará do Ateliê do Viveiro de Plantas seu espaço de trabalho, onde o público poderá interagir e conhecer mais sobre a técnica da ilustração biológica. Com Frederyck Pallinger. Livre. Ateliê do Viveiro de Plantas.
21/04. Domingo, das 10h às 17h.


Momento de Equilíbrio e Relaxamento: Tai Chi Chuan
Esta atividade tem o propósito de ser um convite para os participantes relaxarem durante a exposição, por meio de práticas corporais. A idéia é que os participantes percebam e trabalhem o equilíbrio entre corpo e meio para promoção da saúde. Com Jeanne Kuk e instrutores de atividades físicas do Sesc Interlagos. Inscrições no local. Livre. Espaço de Convivência do Viveiro de Plantas.
21/04. Domingo, das 11h30 às 12h.

Vivência: Bicicleta na Cidade com Segurança
O Bike Anjo e o Aromeiazero são dois projetos que buscam estimular a utilização da bicicleta como meio de transporte urbano, desmistificando seu uso e apresentando roteiros mais seguros pelas cidades. A vivência irá propor a aproximação dos participantes com a bicicleta e a apresentação desse meio de transporte de menor impacto ambiental. Com Bike Anjo e Aromeiazero. 20 vagas. Retirada de senha 30 minutos de antecedência. A partir de 12 anos. Espaço da Horta do Viveiro de Plantas.
21/04. Domingo, das 10h às 11h30.


Mediação sobre a Técnica da Pintura em Tela
O grupo Cavalete Andante fará do Ateliê do Viveiro de Plantas seu espaço de trabalho, onde o público poderá interagir e conhecer mais sobre a técnica da pintura em tela. Livre. Ateliê do Viveiro de Plantas.
26/04. Sexta, das 10h às 17h.

Vivência de Práticas Corporais Chinesas
Esta atividade tem o propósito de ser um convite para os participantes relaxarem durante a exposição por meio de práticas corporais. A ideia é que os participantes percebam e trabalhem o equilíbrio entre o corpo e meio para promoção da saúde. Com instrutores de atividades físicas do Sesc Interlagos. Livre. Espaço de Convivência do Viveiro de Plantas.
26/04. Sexta, das 11h30 às 12h.


Medicação sobre a Técnica do Estêncil
O artista convidado fará do Ateliê do Viveiro de Plantas seu espaço de trabalho, onde o público poderá interagir e conhecer mais sobre a técnica do estêncil. Com Coletivo Imargem. Ateliê no Viveiro de Plantas. Livre.
27/04. Sábado, das 10h às 17h.

 

 

Serviços:

Sesc Interlagos apresenta Pétala por Pétala - Exposição de orquídeas e feira de boas práticas ambientais – A Vida Inspira Arte.

Período: Dias 20, 21, 26, 27 e 28 de abril.

Visitação: Sexta, sábados e domingos, das 10h às 17h.

Ingressos:

- Grupos organizados (Escolas, ONG e Instituições): Entrada gratuita mediante agendamento antecipado pela Central de Atendimento.

- Comerciário Matriculado: Grátis.

- Outros: De R$ 1,00 a R$ 7,00.

- Estacionamento: R$ 7,00. Capacidade para 500 veículos.

Sesc Interlagos

Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial.

Informações: 5662-9500 | sescsp.org.br

twitter.com/sescinterlagos | facebook/SescInterlagosOficial


Assessoria de Imprensa Sesc Interlagos:
Lidiane de Jesus,
Tel: 5662-9542. E-mail: [email protected]

 

Endereço:

Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial - São Paulo
São Paulo