O Eco no seu email

Lançamento Do Livro "o Decrescimento - Entropia, Ecologia, Economia"

Data: 20/03/2013 das 11:00:00 às 20:00:00
cidimage002png01CE24C1AB06CA00  
O Decrescimento

Entropia, Ecologia, Economia

Chega ao Brasil obra do importante matemático e economista
Nicholas Georgescu-Roegen  

A Editora Senac São Paulo lança, no próximo dia 20, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o livro O Decrescimento - entropia, ecologia, economia. A obra organizada pelo filósofo francês Jacques Grinevald e pelo historiador belga Ivo Rens, traduzida pela primeira vez no Brasil, traz quatro importantes artigos de Nicholas Georgescu-Roegen, matemático e economista romeno, notório por suas precursoras proposições sobre a natureza como limite da economia. No evento de lançamento, será realizada uma homenagem ao autor, que contará com a participação especial dos economistas Ibrahim Eris e Antonio Delfim Netto.  

Consagrado pelo economista Paul Samuelson, na primeira fase de sua carreira, como “papa” da economia matemática, Georgescu realizou, entre 1933 e 1966, pesquisas sobre a teoria do comportamento do consumidor, demonstrando que a versão convencional (ou neoclássica) da economia, é empiricamente inaceitável.
 

A partir do início dos anos 1970, no entanto, este romeno foi repudiado pelos principais economistas norte-americanos devido às suas teses de caráter evolucionista e recomendações sobre o que poderia ser um programa mínimo de “bioeconomia”. Um marco desse processo ocorreu durante o encontro anual da American Economic Association de 1973. Nessa ocasião, Georgescu solicitou que fosse transcrito em ata um texto intitulado Rumo a uma Economia Humana, lançado meses antes, na Dinamarca, como um projeto do Fellowship of Reconciliation intitulado “Dai Dong”. Esse manifesto, que hoje seria considerado moderado, propunha essencialmente que a confraria dos economistas saísse do isolamento em que se encontrava e assumisse seu papel na gestão do “lar Terra” (Earth home), juntando-se a cientistas e planejadores de todas as áreas do conhecimento, com o firme objetivo de garantir a sobrevivência da humanidade.
 

O texto, entretanto, foi publicado na edição de maio de 1974 da The American Economic Review como mero apêndice, em letras bem miúdas, deixando claro o desprezo que os economistas americanos nutriam pela renascente preocupação ambiental. O documento é um registro histórico do gigantesco repúdio da comunidade acadêmica pelo herege Georgescu que ousava prognosticar o avesso – a absorção da economia pela ecologia.
  Em 1976, na décima edição do paradigmático manual pedagógico Economia, de Paul Samuelson, os leitores foram advertidos sobre o banimento  do autor de Analytical Economics. O romeno não poderia mais ser aceito porque se embrenhara pela obscura ecologia, uma disciplina que a maioria dos economistas achava tão estranha e suspeita quanto quiromancia.

O Decrescimento - entropia, ecologia, economia  

Com a primeira edição lançada, em 1979, na língua francesa, a obra organizada por Grinevald e Rens foi reeditada em 1995. Nesta nova edição, a tradução dos artigos foi melhorada, as referências bibliográficas e notas de rodapé passaram a ser disponibilizadas integralmente, a biografia de Georgescu ficou mais completa e foi inserido um quarto capítulo com o intuito de enriquecer a introdução à bioeconomia do matemático.  

A presente publicação em português é uma tradução da versão de 1995, acrescida da apresentação à edição brasileira, feita por José Eli da Veiga. Nesta introdução, o economista reforça relevância da revolucionária contribuição ao pensamento econômico, realizada por Georgescu e a lacuna existente no Brasil para a repercussão desse conhecimento. Foi somente em 2010 que o economista Andrei Chechin lançou pela Editora Senac em parceria com a Edusp e apoio da Fapesp, o livro A Natureza como Limite da Economia: a contribuição de Nicholas Georgescu-Roegen, dando o primeiro passo para a difusão das ideias desse pioneiro do atual debate sobre “prosperidade sem crescimento”.
   

Sobre o autor
:

Nicholas Georgescu-Roegen nasceu na Romênia em 4 de fevereiro de 1906. Em 1930, obteve o doutorado em estatística na Sorbone. Em 1948, deixou a Europa para viver nos Estados Unidos. Entre 1934 e 1936, passou uma temporada em Harvard, onde seu encontro com Schumpeter orientou-o para ciências econômicas. De 1949 a 1976, foi professor de economia na Universidade de Vanderbilt de Nashville, no Tennessee. Seu livro mais importante data de 1971 e chama-se The entropy law and the economic process. Além deste, podem-se citar: Analytical Economics (1966), Energy and Economic Mythos (1976) e os textos reunidos, traduzidos e apresentnados por Jacques Grinevald e Ivo Rens: Demain la Décroissance, em 1979 e na edição de 1995,  intitulada La Décroissance. Faleceu em Nashville em 30 de outubro de 1994.
 

Sobre os organizadores

Jacques Grinevald: filósofo, docente na Universidade de Genebra, no Instituto Universitário de Estudos do Desenvolvimento e na Escola Politécnica de Lausanne.  

Ivo Rens
: professor de história das doutrinas políticas na Faculdade de Direito da Universidade de Genebra e redator responsável da revista Stratégies Énergétiques, Biosphère et Société.
 

Serviço:

O Decrescimento – entropia, ecologia, economia
Autor
: Nicholas Georgescu-Roegen

Editora
Senac São Paulo

Preço: R$ 59,90
Número de páginas: 258
Lançamento: 20 de março
Hora: 11h
Local
: Sala da Congregação da FEA-USP – av. Professor Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária Antonio Salles de Oliveira, Butantã – São Paulo.
 

Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais:: www.sp.senac.br/redessociais 

Siga a Editora Senac também no Twitter:  http://twitter.com/editorasenacsp  

Março/2013

Informações para a imprensa:
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Renata Cajado – [email protected]

Juliana Annunciato – [email protected]

Cibele Anjos - [email protected]

Tel: (11) 3323-1558 / 3323-1520
www.inpresspni.com.br  

Renata Cajado
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Tel.: 55.11. 3323-1558
[email protected]
www.inpresspni.com.br 
cidpart10703060705060606inpresspnicombr 

Endereço:

Av. Professor Luciano Gualberto, 908 - Butantã - São Paulo
São Paulo