O Eco no seu email

Labirintos: parques nacionais

Data: 16/10/2012 das 10:00:00 às 18:00:00


Chega às livrarias de todo o país, a obra Labirintos: parques nacionais, de autoria da bióloga Nurit Bensusan e com ilustrações de Guazzelli. O livro reúne informações sobre 12 parques nacionais brasileiros e faz uma divertida viagem pelos labirintos inspirados nos territórios aquáticos e terrestres de cada um desses santuários ecológicos com um alerta sobre a importância da conservação de nossos parques.

Para desbravar cada um dos labirintos ecológicos, Nurit recorreu a um texto leve, com dados chaves sobre os mais variados parques do Brasil. Os registros, que incluem data de criação, área e localização, tem dentre os destaques o Parque Nacional de Abrolhos; dos Lençóis Maranhenses; do Grande Sertão Veredas e do Pico da Neblina. O de Abrolhos, por exemplo, está localizado no litoral sul da Bahia a cerca de 70 quilômetros da costa e foi criado no dia 06 de abril de 1983.

O texto introdutório do livro traz informações sobre a história dos parques nacionais do Brasil com explicações sobre a origem da palavra ‘parque’ e o objetivo de sua criação. “Labirintos: parques nacionais quer mostrar também que nosso grande desafio continua sendo conservar a diversidade biológica do país sem causar mais exclusão social e sem prejudicar as comunidades locais”, explica a autora.

Além das informações sobre cada um desses paraísos nacionais, o leitor será contemplado com as belíssimas ilustrações de Guazzelli, que enchem todas as páginas do livro de cores e tons. Seu traçado faz um verdadeiro labirinto de imagens pelas florestas, lagos e ilhas do país, levando o leitor do fundo das águas ao cume dos picos.

Sobre a autora:

Nurit Bensusan é uma ex-humana. Diante dos descalabros constantes da espécie, desistiu de ser homo sapiens, mas continua bióloga. Divide seu tempo entre o trabalho com políticas públicas na área de conservação da biodiversidade em ONGs ambientalistas e  pesquisa sobre temas relativos às áreas protegidas, à conservação das paisagens e ao acesso aos recursos genéticos e aos conhecimentos tradicionais.

Como autora, dedica-se a escrever e organizar livros que contribuam para a popularização da ciência, inserindo-a num contexto mais amplo e em relação direta com o leitor. Ainda encontra tempo para se dedicar à criação de jogos com temas biológicos na oficina Biolúdica (www.bioludica.com.br) e à manutenção do blog Nosso planeta (http://oglobo.globo.com/blogs/nossoplaneta), que contribui para esquentar o debate em torno das questões ambientais.

Pela Peirópolis, já publicou quatro livros: Meio ambiente: e eu com isso?, Seria melhor mandar ladrilhar? Biodiversidade: para comer, vestir ou passar no cabelo?, Quanto dura um rinoceronte?.

Sobre o ilustrador:

Guazzelli é gaúcho de Vacaria (RS) radicado em São Paulo. Trabalha como ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e wap designer. Mestre em Comunicação pela ECA-USP, atua como quadrinista desde a década de 90 e tem trabalhos publicados em revistas da Argentina (Fierro e Lapíz Japones) e da Espanha (Ojo Clínico). Foi premiado no Yomiuri International Cartoon Contest (1991) e no Salão Internacional de Piracicaba em 1991, 1992 e 1994. Neste último ano, recebeu também o troféu HQ Mix na categoria Desenhista Revelação. Além desses, recebeu inúmeros outros prêmios em festivais de cinema, salões de humor e bienais de quadrinhos dentro e fora do Brasil, e participou de exposições em diversas partes do mundo.

Sobre a editora:

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização.  Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

Endereço:

- -
-