O Eco no seu email

I Encontro Técnico Brasil – Alemanha: Tratamento De Resíduos

Data de início: 25/03/2015 das 08:00:00 às 18:45:00 | Data de término: 26/03/2015 das 08:00:00 às 18:45:00
A Fundação Proamb, nos dias 25 e 26 de março, realiza o I Encontro Técnico Brasil – Alemanha: Tratamento de Resíduos. O evento é direcionado gestores, engenheiros ambientais, analistas de meio ambiente, engenheiros químicos, químicos, técnicos de segurança do trabalho e responsáveis pela gestão de resíduos que atuam no setor público ou privado.

O encontro é um espaço para reunir profissionais que atuam com gestão e gerenciamento de resíduos sólidos e/ou interessados na temática. Tendo como intuito a apresentação de tecnologias e soluções, tais como: o reaproveitamento energético, técnicas de remediação, destinação final. 

Na oportunidade, estarão ministrando, o PhD Gerold Hafner e o Dr. Erwin Thomanetz, representando a Alemanha, André Gomes, representando Portugal, Gustavo Fiorese, Mario Guilherme Sebben, Evaldo Oliveira, Nedio de Lazari, Luciano Ávila e Mario Rogerio Kolberg Soares, representando o Brasil.
 

PhD Gerold Hafner, é engenheiro civil, PhD em gestão de resíduos, professor de Mestrado da Universidade de Stuttgart – Alemanha, desde 2012 é chefe de “Recursos TGU” na TTI ­ Iniciativa de Transferência de Tecnologia da Universidade de Stuttgart – Alemanha e desde 2009 é chefe do grupo de pesquisas em “Gestão de Recursos e Resíduos Industriais” projeto da Universidade de Stuttgart – ISWA.

O Dr. Erwin Thomanetz, especialista em Pirólise de Resíduos oficialmente nomeado e certificado pela Câmara de Comércio alemã, membro do Conselho Consultivo da Associação de Áreas Contaminadas de Baden-Wuerttemberg.  Possui experiência internacional nos EUA, Inglaterra, Luxemburgo, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Turquia, Coreia, Japão, China, Quirguistão, Colômbia, Quênia, Etiópia entre outros, foi chefe do Departamento de Resíduos Industriais e Áreas Contaminadas no Instituto de Engenharia Sanitária, Qualidade da Água e Gestão de Resíduos da Universidade de Stuttgart.

O profissional Gustavo Fiorese é supervisor da unidade de Coprocessamento da Fundação Proamb, engenheiro Químico pela UCS, pós graduando em Engenharia de Produção pela Unisinos. Ele já ministrou inúmeras palestras, inclusive no Fórum Técnico – Resíduos & Energia realizado pelo Portal Tratamento de Água  em conjunto com a  Revista Pollution Engineering.

O gerente de vendas da empresa Lindner Recyclingtech, responsável por Portugal, Espanha e países da América do Sul, André Gomes. Ele é graduado em engenharia Química Industrial e possui especialização em Vendas e Gestão Comercial. Tem 15 anos de experiência em gestão de vendas, técnicas, desenvolvimento e soluções de produtos.

Evaldo Oliveira, que é gerente na Unidade de Negócios Epsilon na Madal Palfinger S/A. Graduado em Engenharia Mecânica pós-graduado em Gerenciamento de Projetos. Possui qualificação em planejamento de feiras e eventos de Roadshow para segmentos de reciclagem e florestais, mais de 8 anos de experiência em desenvolvimento e liberação de projetos de máquinas agrícolas, em empresa multinacional, 3 anos na coordenação da ISO9000, ISO14000 e ISO 18000 na área de Engenharia do Produto, participando da atualização da versão 94 para 2000 da ISO 9000 e auditor interno ISO9000.
 

Mario Guilherme Sebben, é formado em engenharia elétrica, fundador e Diretor Presidente do Grupo Datasys, composto pelas empresas Datasys Companhia de Processamento de Dados, Dueto Tecnologia e ApliquimBrasil Recicle. E integrante do GTT Lâmpadas no Ministério do Meio Ambiente em Brasília, grupo encarregado de implementar o processo de logística reversa para lâmpadas no Brasil.


Nedio De Lazari, vendedor técnico de equipamentos para tratamento de lodos da área de frigoríficos, celuloses, curtumes, têxtil e laticínios e representante comercial na área de equipamentos para frigoríficos e incubatórios.


E Luciano Ávila, sócio-diretor da EcoREG do Brasil – Consultoria de Serviços Ambientais Ltda. Engenheiro químico, graduado pela PUC/RS, possui especialização em tratamento e eliminação de resíduos perigosos na Alemanha e mestrado pela UFPR/Universidade de Stuttgart em Meio Ambiente Urbano e Industrial, na área de aplicações de tecnologia de oxidação química para remediação de águas subterrâneas. Atua na área de meio ambiente há mais de 15 anos, tendo realizado diversos cursos e treinamento na Alemanha na área de Passivos Ambientais. Experiência em Investigação e remediação de áreas contaminadas por diferentes substâncias químicas, assim como na elaboração de PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Foi Consultor e Assessor técnico do Senai/PR, sendo o responsável pelo Projeto de Cooperação Técnica na área de Meio Ambiente, entre Senai/PR e o estado Baden-Württemberg, Alemanha.

O evento terá ainda a presença de outros palestrantes, com vasta experiência profissional, os quais serão divulgados em breve. O I Encontro Técnico Brasil – Alemanha: Tratamento de Resíduos acontece no Sindicato dos Engenheiros – Senge (Avenida Érico Veríssimo, 960 - Menino Deus), em Porto Alegre, das 8h às 12h30min e das 13h30min às 18h15min, totalizando a carga horária de 17h. O encontro conta com o apoio da Câmara Brasil Alemanha (AHK), e o patrocínio de Ambe, EcoREG do Brasil, Lindner Recyclingtech, Madec, Palfinger e ApliquimBrasil Recicle.
Para mais informações acesse www.proamb.com.br.

Endereço:

Rua São Paulo, 505 - Borgo - Bento Gonçalves
CEP: 95700-000 - Rio Grande do Sul