O Eco no seu email

I Encontro Nacional De Gestores Ambientais E Ii Fórum De Egressos De Gestão Ambiental Da Esalq - Usp

Data de início: 06/12/2014 das 07:30:00 às 18:00:00 | Data de término: 07/12/2014 das 07:30:00 às 18:00:00
O II Fórum de Egressos de Gestão Ambiental da ESALQ

A intenção do II Fórum de Egressos de Gestão Ambiental da ESALQ é formar um grupo de trabalho de gestores ambientais e mapear os pontos fortes e possíveis ameaças na vida profissional dos egressos da ESALQ, cujo objetivo principal é contribuir efetivamente com o planejamento e encaminhamentos pertinentes aos interesses profissionais dos Gestores Ambientais.     Neste contexto a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz - ESALQ” figura como pioneira dentre as escolas brasileiras que oferecem o curso, com a primeira turma ingressante no ano de 2002. Com o intuito obter o entendimento das deficiências e pontos fortes na construção da carreira profissional de seus egressos, paralelamente ao I Encontro Nacional de Gestores Ambientais irá ocorrer o II Fórum de Egressos de Gestão Ambiental da ESALQ, de forma a ampliar a discussão e o fortalecimento desta profissão em âmbito crescimento nacional.

O I  Encontro Nacional de Gestores Ambientais

A proposta de realizar o I Encontro Nacional de Gestores Ambientais surgiu mediante a crescente demanda de congregação e organização dos egressos dos diversos cursos de Gestão Ambiental do Brasil durante o Pré-Encontro Nacional de Gestores Ambientais em 2013 na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.
   A intenção do I Encontro é formar um grupo de trabalho, cujo objetivo principal é contribuir efetivamente com o planejamento e encaminhamentos pertinentes a trajetória profissional dos Gestores Ambientais. Assim, o encontro também tem o intuito de criar e fortalecer um núcleo nacional de egressos de Gestão Ambiental para discutir aspectos de nossa classe profissional. Serão discutidos temas como regulamentação da profissão de Gestor Ambiental, criação de um conselho profissional, diretrizes estruturais da profissão, troca de experiências, integração nacional dos profissionais, atuação profissional da classe, entre outros.
   Dentre os produtos esperados para o I Encontro Nacional de Gestores Ambientais, está a construção, juntamente com os representantes de outros cursos de Gestão Ambiental, de um núcleo nacional de egressos para discutir aspectos de interesse comum à nossa classe profissional. Outro produto importante é a definição de uma Comissão Nacional comprometida com a idealização e realização do II Encontro Nacional de Gestores Ambientais, previsto para acontecer em 2015.

Objetivos Gerais:

Construir um diálogo participativo entre os egressos dos cursos de Gestão Ambiental de todo o território brasileiro para troca de experiências e saberes sobre interesses comuns da categoria conhecendo um pouco mais sobre as associações profissionais existentes e a regulamentação do exercício profissional de gestor ambiental.

Objetivos Específicos:
  • Discutir a regulamentação da profissão de Gestão Ambiental;
  • ​Debater a atuação do profissional no mercado de trabalho;
  • Discutir a formação de associações regionais de profissionais de Gestão Ambiental;
  • Promover o entendimento e a discussão das associações de classe já criadas;
  • Realizar os devidos encaminhamentos no sentido de criar um Núcleo Nacional de Gestores Ambientais;
  • Debater os encaminhamentos necessários para a articulação de um conselho profissional de Gestores Ambientais;
  • Debater e definir a Comissão Organizadora do II Encontro Nacional de Gestores Ambientais;

Endereço:

Av. Pádua Dias - Vila Independência - Piracicaba
CEP: 13418-900 - São Paulo