O Eco no seu email

I Conferência Municipal De Meio Ambiente Do Rio De Janeiro

Data: 05/09/2013 das 08:00:00 às 18:00:00


Acontece no próximo dia 05 de setembro, quinta-feira, a I Conferência de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro. Com o objetivo de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o evento incentiva debates sobre a redução dos impactos das mudanças climáticas e o incentivo à produção e ao consumo sustentáveis. A ampliação da Coleta Seletiva no Município do Rio de Janeiro, com a inclusão social de catadores de materiais recicláveis, são alguns dos temas que ganham ênfase.Para Marcos Rangel, diretor da VideVerde, o tema é de total interesse da sociedade e a participação da empresa é de extrema relevância, principalmente pela nova lei (Lei 12.305/2010) que entra em vigor em 2014. 

VideVerde, que já vem atuando há 05 anos na Compostagem de grandes empresas como L´Oreal, Chevron, P&G e Michelin - processo que consiste na decomposição dos resíduos de forma natural e sofre ação de uma bactéria potencializadora, resultando na produção de adubo - participa do evento como apoio na Comissão organizadora e na retirada dos resíduos orgânicos do Restaurante da Conferencia.O evento acontece no Auditório da Fundação Jardim Zoológico, no Parque da Quinta da Boa Vista s/nº, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Sobre a VideVerde:A VideVerde é uma extensão do grupo Venativ, este, há 18 anos no mercado. Primeira empresa Carioca a obter a licença de operação concedida pelo INEA - Instituto Estadual do Ambiente, a Vide Verde é uma empresa de compostagem; alternativa pouco conhecida, mas extremamente eficiente para a transformação do resíduo orgânico (restos de comida) em material novamente utilizável – adubo.

Com caminhões, a empresa recolhe os restos de comida depositados em tinas que são deixadas em cada empresa e o depositam em grandes leiras. O processo se dá através da ação de uma bactéria e dura cerca de 30 dias. O produto final é cuidadosamente peneirado e ensacado, pronto para ser vendido. O adubo altamente fortificante é usado por agricultores, floristas, paisagistas, entre outros.  A empresa possui a primeira plantação de pimentas orgânicas do Estado, produzidas com o adubo gerado através do processo de compostagem do lixo orgânico e com certificação orgânica.

Endereço:

avenida nossa senhora de copacabana 1059/506 - Copacabana - Rio de Janeiro
CEP: 2060001 - Rio de Janeiro