O Eco no seu email

Fundação Espaço Eco® Apoia O Vi Congresso Brasileiro Sobre Gestão Do Ciclo De Vida

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV), cooperação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e apoio da FEE®.  

O objetivo do CBGCV é reunir pesquisadores, profissionais e estudantes com atuação ou interesse no tema para discutir aplicações da avaliação e gestão de Ciclo de Vida no Brasil e no mundo. Esta edição terá cerca de 200 participantes em plenárias, apresentações de pôsteres e minicursos, planejados para os quatro dias do encontro. O público do Congresso irá apresentar trabalhos, participar de palestras e discussões relacionadas a temas como economia circular, ecodesign, gestão do Ciclo de Vida nas organizações, ACV e políticas públicas, custeio do Ciclo de Vida (CCV), ACV social, comunicação e rotulagem ambiental, inventário do Ciclo de Vida (ICV) e bancos de dados. Entre os palestrantes confirmados estão Amir Safaei (Ecoinvent), Diego Iritani (Upcycle), Jefferson Gomes (ITA), Kannan Govindan (SDU), Kristina Bowers (UN Environment – Paris), Marília Folegatti (EMBRAPA), Marzia Traverso (RWTH), Regina Cavini (PNUMA) e Vincent Colomb (ADEME). Mais detalhes estão disponíveis no link http://acv.ibict.br/gcv/sessoes-orais-e-posteres/  

No total dos 217 trabalhos apresentados no CBGCV 2018, 10 foram inscritos pela Fundação Espaço ECO® – reconhecida por ser uma consultoria de sustentabilidade com ampla expertise em metodologias de Avaliação do Ciclo de Vida (AVC). Em uma das plenárias do Congresso, a FEE®, junto com o IBICT, lançará os resultados do estudo realizado em parceria para melhor compreender a aplicação e a comunicação dos resultados de estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e como seus dados são divulgados no âmbito empresarial. Nesta plenária, a FEE® destacará casos sobre como informação tecno-científica tem sido utilizada pelas áreas de sustentabilidade das corporações, tema escolhido para nortear o evento.   

 Instituída e mantida pela BASF desde 2005, a Fundação Espaço ECO® atua na articulação de parceiros para o desenvolvimento de linhas de pesquisa e aplicação de conceitos teóricos na gestão de negócios. Com base no conceito de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), a FEE® busca mensurar impactos econômicos, ambientais e sociais que gerem resultados tangíveis, consolidados em planos de ação, levantamento de indicadores, treinamento e suporte na implementação de projetos para seus clientes e parceiros. “Resolver os desafios de nossos clientes e facilitar a estratégia é o que nos motiva. Para isso, inspiramos organizações e a sociedade a pensarem e fazerem diferente; questionando o status quo com o entendimento que tudo pode ser melhorado. Trabalhamos com foco em excelência para entregar mais, melhor, mais rápido”, ressalta Rodolfo Viana, diretor-presidente da FEE®.   

Como apoiadora do CBGCV, a FEE® será responsável pelo estudo de avaliação de Ciclo de Vida do Congresso, por meio de cálculos que determinam o perfil ambiental do evento. Os resultados desse estudo serão comunicados no encerramento do encontro e na publicação de um artigo, posteriormente. Outra contribuição da FEE® nesta edição é alinhar o evento a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. São eles: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Indústria, Inovação e Infraestrutura, Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; Parcerias e Meios de Implementação. 

O CBGCV é realizado a cada dois anos. O primeiro congresso foi organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR em Curitiba/PR em 2008. Os eventos seguintes foram organizados pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Florianópolis/SC, 2010), Universidade Estadual de Maringá – UEM (Maringá/PR, 2012) e Universidade de São Paulo - USP (São Bernardo do Campo/SP, 2014). Em 2016, o CBGCV foi levado pela primeira vez à região Nordeste, em Fortaleza. 

VI Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida | GCV2018

Data: de 17 a 20/06/18, a partir das 9h
Local: Fundação Darcy Ribeiro | UnB | Brasília/DF  

Mais informações:                    
 Lead Comunicação                            
Janine Saponara 
[email protected]
+ 55 11 3168.1412 
+55  11 987149783  

Endereço:

Rua Quitauna 30 - Vila Inah - São Paulo
CEP: 05619-070 - SP