O Eco no seu email

Florestabilidade Promove Oficinas De Formação Para Professores Do Norte Do Mato Grosso, Em Alta Floresta

Data: 03/11/2014 das 08:00:00 às 18:00:00
Professores da rede pública de ensino de municípios do norte do Mato Grosso, terão a oportunidade de participar das Oficinas de Formação de Educadores do Florestabilidade, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a floresta amazônica e discutir as oportunidades de trabalho e empreendedorismo vinculadas ao manejo florestal. A formação será realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31 de outubro, das 8h às 18h. A segunda turma está marcada para os dias 3 e 4 de novembro. A expectativa é receber no Centro de Formação e Atualização do Professor – CEFAPRO de Alta Floresta, que sediará as oficinas, cerca de 100 educadores.  

Durante as oficinas, os professores serão apresentados ao conteúdo e à metodologia do Florestabilidade, cujo intuito é despertar nos jovens o interesse pelo manejo e a gestão da floresta, gerando benefícios sociais, ambientais e econômicos. Dentre os materiais disponibilizados às escolas participantes estão: videoaulas, programas de rádio, livros e sugestões de planos de aula sobre o manejo de produtos madeireiros e não madeireiros (como açaí, babaçu, borracha, castanha, copaíba e cipó-titica) e o crescente mercado de serviços ambientais. Esse material será entregue gratuitamente aos professores participantes da oficina e também está disponível na Biblioteca do site www.florestabilidade.org.br. Na aplicação do Florestabilidade na escola, os professores receberão suporte da equipe do Florestabilidade para a troca de experiências entre as escolas, esclarecimento de dúvidas e sugestões para o planejamento de atividades pedagógicas.
 

A oficina de formação conta com o apoio do Instituto Centro de Vida - ICV e das Secretarias Municipais de Educação de Alta Floresta, Apiacás, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde.  

Em 2013, o Florestabilidade beneficiou mais de 2.500 educadores de vários estados da Amazônia, voltando olhares para a relação entre educação e o manejo florestal. No município de Cotriguaçu, no Mato Grosso, 65 professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública municipal e estadual participaram da formação no ano passado.  

SERVIÇO

Oficina de Formação de Educadores do Florestabilidade
CEFAPRO Alta Floresta

Endereço:
Perimetral Rogério Silva, s/n (final da rua)
Datas: 30 e 31 de outubro (primeira turma) 3 e 4 de novembro (segunda turma)
Horário: das 8h às 18h     


Sobre o Florestabilidade
 

O Florestabilidade é um projeto de educação que tem por objetivo despertar os jovens para uma importante missão: a de se tornarem gestores da maior floresta tropical do planeta. Desde outubro de 2012, o projeto vem sendo aplicado por mais de 500 escolas. Presente em seis estados - Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia –, o Florestabilidade utiliza a metodologia da TelessalaTM e visa difundir as técnicas do manejo florestal e fomentar uma rede colaborativa entre profissionais, aspirantes à profissão e o mercado de produtos florestais.  

O Florestabilidade é um projeto da Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e a Good Energies Foundation.    Diversos especialistas e instituições dedicadas à gestão sustentável das florestas contribuíram com o desenvolvimento do material pedagógico, dentre eles o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o Instituto Floresta Tropical (IFT), o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), o IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil) e o Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF-AP).      


Saiba mais, siga e compartilhe informações sobre o Florestabilidade:

 www.florestabilidade.org.br
www.facebook.com/florestabilidade    

Endereço:

CEFAPRO Alta Floresta - Perimetral Rogério Silva, s/n (final da rua) - Alta Floresta
Mato Grosso