O Eco no seu email

Curso Organizações De Centro Vazio (ipÊ - Instituto De Pesquisas Ecológicas)

Data de início: 18/11/2013 das 09:00:00 às 19:00:00 | Data de término: 21/11/2013 das 09:00:00 às 19:00:00
Organizações de Centro Vazio
Criando e Convertendo organizações para funcionar no século 21

A natureza das organizações que surgiram a partir da modernização da sociedade pode ser caracterizada como: a) centrada em modelos hierárquicos de dominação; b) muito dependentes da burocracia e dos líderes instituídos; e c) ainda, muitas vezes, organizada a partir princípio do comando e controle explícito e implícito.

Mesmo que representando um grande passo de inovação, as ONGs, até pelos formatos jurídicos disponíveis e impostos pela legislação, acabaram durante seu processo de institucionalização remodelando essa natureza e, ao mesmo tempo, ainda ficando presa a ela. Do ponto de vista da gestão, limitou-se muito as possibilidades de inovação, mesmo que experiências muito ricas e funcionais nos deram exemplos de alternativas organizacionais de sucesso. Porém, prevalecem ainda valores da competição negativa e de relações do ganha-perde que minam as experiências coletivas e criativas. No processo de aperfeiçoamento e amadurecimento organizacional, as ações de mudanças socioeconômicas e a responsabilidade socioambiental do século 21 estimulam que as organizações se recriem e que as novas se pautem por fundamentos realmente inovadores.A retenção dos talentos seja pela militância sem limites que chega esgotar as forças e o bem estar dos participantes ou, no outro extremo, a barganha por valores apenas econômicos para as pessoas continuarem juntas em um desafio comum, aprofunda o individualismo e enfraquece os sistemas coletivos e suas redes.Ser um nó temporário e eficaz em uma rede de fortalecimento de saberes e de realizações que satisfaçam o princípio do ganha-ganha é uma possibilidade cada vez mais concreta e gratificante para se pertencer e compor organizações que realmente dêem conta da complexidade dos desafios contemporâneos.

As Organizações de Centro Vazio - OCVs são uma forma de sistematização da proposta de estrutura e sinergia de coletivos que se formam em torno de um propósito e de objetivos comuns. O que é e pode ser uma OCV? Como dar os passos para constituí-la? Como converter uma estrutura formal ou não formal de organização convencional em uma Organização de Centro Vazio? Como mantê-la viva e medir seus processos, resultados e sucessos? Este é o objetivo do introdutório deste curso.

Carga Horária: 32 horas.
Local: Nazaré Paulista, SP - Sede do IPÊ - Rod. D. Pedro I KM 47 - Bairro do Moinho I
Realização: CBBC - Centro Brasileiro de Biologia da Conservação / IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas

Programa:
- Os sistemas e os tipos de organizações da era moderna: Companhias, Cooperativas, Associações. Análise.
- Teoria das Organizações de Centro Vazio
- Construindo metas e objetivos em uma OCV
- Identificando e compromissando os stakeholders internos e compreendendo os externos
- Criando protocolos de comunicação e feedbacks- Como monitorar performance em OCVs
- Possibilidades de conversão de organizações e estruturas em curso
    Instrutor:Marcos Affonso Ortiz Gomes – Consultor e coach de projetos interinstitucionais e de organizações desde 2002. Como professor universitário atuou em extensão universitária pública e voluntária em abordagem participativa e formação de organizações do segundo e terceiro setor.

    - Facilitador de diálogo e gestão de conflitos em implantação e monitoramento de políticas públicas e projetos socioambientais.
    - Criador de métodos de aprendizagem de adultos e facilitador para criação de Organizações de Centro Vazio e conversão.
    - Apoiador/orientador em ações socioambientais, de desenvolvimento humano e de sustentabilidade em organizações e projetos de diversos fins.
    - Doutor em sociologia pela Universidade de Münster/RFA (93).
     A formação em história, pedagogia de adultos e o doutoramento em sociologia, junto com experiência como docente e pesquisador acadêmico por mais de 10 anos, depois como consultor e coach, fortaleceu habilidades e capacidades para ensino/aprendizagem nesta temática, além de cursos com John Croft, criador do Dragon Dreaming.A formação em história, pedagogia de adultos e o doutoramento em sociologia, junto com experiência como docente e pesquisador acadêmico por mais de 10 anos, depois como consultor e coach, fortaleceu habilidades e capacidades para ensino/aprendizagem nesta temática, além de cursos com John Croft, criador do Dragon Dreaming. 

    Mais informações:*O valor de curso inclui 4 dias de hospedagem, refeições diárias, material didático e certificado de participação. O IPÊ oferece traslado gratuito em horário pré-determinado (Aeroporto de Guarulhos – IPÊ e Rodoviária de Atibaia – IPÊ. O CBBC não cobre despesas de viagem.

    Investimento:
    À vista R$ 950.00  (para outras formas de pagamento: http://www.ipe.org.br/organizacoes-do-centro-vazio)

    Inscrições: http://www.ipe.org.br/organizacoes-do-centro-vazio

    Endereço:

    Rod. D. Pedro I, km 47 - Moinho - Nazaré Paulista
    CEP: 012960-000 - São Paulo