O Eco no seu email

Circuito De Palestras: "direito E Meio Ambiente – Questões Atuais"

Data de início: 27/09/2016 das 00:00:19 às 00:00:21 | Data de término: 29/09/2016 das 00:00:19 às 00:00:21
Cada vez mais, as pessoas buscam retornar a um modelo de vida mais natural. As demandas da atualidade ambiental, de outro lado, colocam novos desafios à sustentabilidade. É o que afirma Adriana Almeida de Oliveira, coordenadora do circuito de palestras “Direito e Meio Ambiente – Questões atuais” que a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e o Espaço Jabuti promovem em conjunto nos dias 27 e 29/9, a partir das 19 horas, na sede da Entidade (Rua Álvares Penteado, 151 – Centro).

O objetivo do encontro é propor ao público participante um debate e reflexão sobre as leis de proteção ao meio ambiente sob uma nova lógica, a lógica da sustentabilidade, sem a qual o planeta não sobrevive. “Lixo eletrônico (os computadores, HDs, celulares antigos), por exemplo, o que faremos com eles? Espera-se que as empresas, mais do que não poluidores, sejam atuantes no sentido da sustentabilidade”. Afirma a criminalista Adriana Almeida ao comentar um dos temas do encontro.

Segundo o engenheiro ambiental e expositor Fernando Fontenelle D’Império, um sério desafio enfrentado pelas metrópoles é justamente a gestão dos resíduos provenientes da era digital.  “O principal problema em relação a gestão de resíduos é a incapacidade do poder público de fiscalizar a destinação de resíduos. Apesar de existir a política nacional de resíduos sólidos desde 2010, um dos seus principais objetivos ainda está longe de ser cumprido: a extinção dos lixões em território brasileiro. Hoje, cerca de metade dos municípios do Brasil utilizam lixões como destinação final de resíduos”, explica.

O circuito de palestras “Direito e Meio Ambiente – Questões atuais” contará com os seguintes painéis e expositores: 

27/9
Tema do Dia: Proteção ao Meio Ambiente: Punição e responsabilização de condutas contra a fauna, flora e saúde humana.

Palestra: Sustentabilidade e seus efeitos na lei – Werner Grau
.


Palestra: Compliance e leis ambientais- Retrato das atuações ambientais na atualidade – Ana Carolina Famá
.


29/9
Tema do Dia: Os problemas do Lixo na Era Digital.

Palestra: O que é lixo eletrônico e especialidades do seu descarte - Fernando Fontenelle D’Império.


Palestra: O lixo eletrônico e a segurança da informação – Marcelo Crespo.


Inscrições: http://www.espacojabuti.com.br/eventos


Informações para a Imprensa: (11) 11 3415-3556

Endereço:

Rua Álvares Penteado,151 - Centro - São Paulo
CEP: 01012-905 - São Paulo