O Eco no seu email

3º Conatus Reúne Especialistas Em Meio Ambiente E Turismo Em Bonito

Data de início: 30/06/2013 das 09:00:00 às 20:00:00 | Data de término: 03/07/2013 das 09:00:00 às 20:00:00
3º Conatus reúne especialistas em meio ambiente e turismo em Bonito

Especialistas, técnicos, pesquisadores e estudantes das áreas de turismo e meio ambiente se reúnem na 3ª edição do Conatus - Congresso Natureza, Turismo e Sustentabilidade – que acontece em Bonito, Mato Grosso do Sul, de 30 de junho a 3 de julho, para discutir formas de conservação da natureza tendo o turismo como promotor.

A pauta é baseada no principio de que o meio ambiente é o capital de base para o turismo. Desta forma, pretende-se contribuir para a construção de políticas públicas que conciliem a atividade turística com a preservação do patrimônio natural.

Serão 28 palestrantes - inclusive especialistas de Argentina, Brasil, Costa Rica, México e Portugal - que irão compartilhar seus conhecimentos em três dias de palestras, com mesas redondas, reuniões paralelas e pôsteres de apresentações de trabalhos técnicos e científicos.

O evento acontecerá no Centro de Convenções de Bonito, começando no dia 30 de junho com uma sessão solene seguida pelo coquetel de abertura, oferecido a todos os participantes e convidados.

Programação


O primeiro dia de palestras terá como eixo temático a Natureza. Diego Cannestraci, da Argentina, vai relatar sua experiência sobre o turismo de natureza, em especial nos Parque Nacionais da Patagônia. Marta Cabral, de Portugal, apresentará a experiência da Rota Vicentina, que oferece centenas de quilômetros de trilhas e uma vivência especial e diferenciada. Maurício Morales, do México, vai compartilhar suas experiências como operador de turismo de natureza.

Além das palestras, serão apresentados casos de sucesso e experiências temáticas que aliam o turismo à conservação ambiental. Na mesa redonda de casos de sucesso, serão relatadas oportunidades e ameaças ao ecoturismo no Pantanal, por José Sabino, especialista em biodiversidade da Uniderp Anhanguera; acertos e desafios no desenvolvimento do Destino Jalapão (TO), por Lucio Flavo Adorno, da UFT; e um exemplo de parceria entre empresa e ONG na cogestão de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) visando o uso turístico, apresentada pelo Instituto Homem Pantaneiro e pela MMX.

Nas experiências temáticas, os destaques vão para o turismo de observação de aves e sua contribuição para a conservação das espécies, com relato de Guto Carvalho, coordenador da feira Avistar Brasil; o mergulho praticado em Fernando de Noronha (PE), apresentado por Ismael Escote, da Atlantis Divers; e a caminhada de longo percurso, apresentada por Alexandre Lorenzetto, da Inea.

No dia da temática Turismo, 2 de julho, a primeira palestra será sobre Turismo de Vida Selvagem, com dicas de Fábio Olmos, da Permian Global e colunista de ((o))eco. Na sequência, o palestrante internacional Manuel Ardón, compartilhará a experiência na Península Papagayo, em Costa Rica. Parcerias público-privadas para a gestão de Unidades de Conservação serão tema da palestra do advogado Marco Aurélio de Barcelos. O assunto será aprofundado numa das mesas redondas, com a participação de Giovanna Palazzi, Diretora do ICMBio, de Anna Carolina Lobo, do Instituto Semeia e de Diego Cannestraci, concessionário em Parque Nacionais.

Neste dia haverá ainda uma mesa redonda sobre Turismo de Base Comunitária e gestão descentralizada, da qual participarão Rui Barbosa da Rocha, apresentando a experiência de Itacaré (BA); Denise Carvalho, apresentando a visão do ICMBio sobre Turismo de Base Comunitária nas unidades de conservação federais, e Cícero Peralta, falando sobre a parceria entre o Conselho Municipal de Turismo e a Secretária Municipal de Turismo de Bonito (MS).

Para tratar da temática do dia 3 de julho, Sustentabilidade, Marcelo Buzaglo Dantas explanará sobre os aspectos jurídicos da regulação e licenciamento do turismo de natureza no Brasil. A sustentabilidade em hotéis será tema da palestra de Alexandre Garrido, da Sextante Ltda. E Sergio Pamplona trará sua experiência em relação a infraestruturas sustentáveis para uso público em áreas naturais.

Políticas públicas sobre Natureza, Turismo e Sustentabilidade serão apresentadas em uma mesa redonda que contará com a presença de representantes dos governos dos Estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além disso, Rosa Lemos de Sá, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), participará falando sobre fundos de compensação ambiental e a implantação e manutenção de unidades de conservação no Brasil.

Para fechar o Conatus 2013 em grande estilo, os destaques da programação do Congresso serão debatidos por grandes nomes das áreas de ecoturismo e conservação ambiental, com Marcos Borges, do EcoBrasil, e Renata Weiss, do Instituto Semeia. Numa mesa redonda inusitada, apresentarão sua visão como “expectadores” do evento, avaliando os temas e conteúdos abordados, aprofundando discussões importantes e registrando suas sugestões para as próximas edições do Conatus.

O Conatus 2013 é uma iniciativa da Fundação Neotrópica do Brasil, em parceria com a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur), a Prefeitura Municipal de Bonito/MS e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Conta com o patrocínio da MMX, do Instituto Semeia e da Petrobrás, além de diversos apoiadores. Informações e inscrições disponíveis no site www.conatus.org.br.


Endereço:

- -
-