O Eco no seu email

20ª Semana De Meio Ambiente Puc-rio

Data de início: 03/06/2014 das 13:30:00 às 17:00:00 | Data de término: 06/06/2014 das 10:00:00 às 12:00:00


A Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio é um acontecimento anual que busca uma maior integração da comunidade científica com a sociedade civil - os políticos e a população como um todo - trabalhando na busca de uma linguagem de comum entendimento, ou seja, fazer conceitos complexos para o dia a dia de todos de forma simples.

A 20º Semana de Meio Ambiente da PUC Rio, acontecerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de Junho de 2014, no campus da Gavea. O evento tem como objetivo sensibilizar e estimular alunos professores funcionários, e toda comunidade PUC, a uma práxis mais sustentável, seguindo a linha da Agenda Ambiental da Universidade.

Sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Felipe Guanaes Rego - diretor do NIMA e professor do departamento de Geografia da PUC Rio -, a Semana contará com a participação de professores e alunos de diversos departamentos da Universidade, todos envolvidos no diálogo da mudança em torno do paradigma cientifico, a fim de alcançar um conhecimento global. A principal meta do evento é optar pela qualidade e elaboração das abordagens tanto na fundamentação teórica dos temas quanto no processo de questionamento e busca de soluções. Sobretudo pretende-se aprofundar a percepção individual e coletiva do meio comum para que a médio e longo prazo uma sociedade sócio-economicamente mais justa e sustentável possa vigorar.



3 de junho de 2014, terça-feira


13h30-14h00 – Abertura


Local: Auditório RDC

Reitor da PUC-Rio – Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

14h00-17h00 – Sessão temática: Desafios Éticos da Sustentabilidade


Local: Auditório RDC

Considerando a Ética como uma reflexão crítica sobre nossa forma de vida, sobre os valores que priorizamos e sobre nossa responsabilidade com as gerações futuras, este encontro buscará discutir os dilemas ambientais contemporâneos a partir da fala de um climatólogo, de um filósofo e de um estudioso da cibercultura. 

O objetivo é oferecer uma compreensão mais ampla dos dilemas e controvérsias que animam o debate contemporâneo sobre o tema, destacando a dimensão ética da crise ambiental.

Coordenação da mesa: ERA – Grupo de pesquisa em ética aplicada do departamento de filosofia da PUC-Rio.   

Palestrantes convidados:
  • Alexandre Costa - Ph.D. em Ciências Atmosféricas, Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará.
  • Rodrigo Nunes - PhD em filosofia pelo Goldsmiths College, University of London, e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
  • Fabio Luiz Malini de Lima - Graduado em Comunicação Social, Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/CNPQ - ECO-UFRJ e Doutor em Comunicação e Cultura. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Comunicação, da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Labic (Laboratório de pesqusia sobre Internet e Cultura). É Pesquisador no CIBERCULT - Laboratório de Pesquisa em Comunicação Distribuída e Transformação Política. É editor do site fabiomalini.com. Atua como realizador multimídia, com trabalhos jornalísticos com enfoque na realização de sites e aplicativos, tecnologias de video streaming e coberturas em tempo real utilizando telefone celular. Atua na pesquisa aplicada com big data, narrativas e análises de redes sociais, coordenando atualmente a pesquisa "Cartografia das Controvérsias na Internet", em parceria com a ECO/UFRJ

4 de junho de 2014, quarta-feira

11h00-13h00 – CINE NIMA

Local: Auditório RDC  

Exibição do filme  - O Vale
"O Vale" é um retrato atual da situação de penúria na qual vivem fazendeiros e sitiantes do Vale do Paraíba, entre o Rio de Janeiro e São Paulo. A região foi no passado a força motriz da economia brasileira, graças à produçåo de café. O filme reúne relatos históricos de políticos e barões do café do século XIX, os quais já previam o colapso ambiental da região por conta do desmatamento e das queimadas na Mata Atlântica. - Documentário de Marcos Sá Corrêa e João Moreira Salles. 

O professor Oscar Graça Couto, do departamento de Direito da PUC Rio irá propor um debate após a exibição do filme.

13h00-17h00 – Sessão temática: O Direito Ambiental e a Ética da Sustentabilidade

Local: Auditório RDC

O Direito Ambiental justifica-se pelo decidido compromisso com a ética da sustentabilidade.  Esta mesa buscará discutir em que medida este compromisso tem integrado a teoria e a prática do direito ambiental nos dias atuais.

Coordenação da mesa: Prof. Fernando Walcacer, professor de direito ambiental da PUC-Rio


Palestrantes convidados:
  • Cristiane Derani - Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1996). Estudos de doutorado (bolsa CNpq) na J.W.Goethe Universitaet, Frankfurt. Pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris.   
  • Danielle Moreira - Doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Professora de Direito Ambiental da PUC-Rio.  
  • Virgínia Totti - Doutoranda em Direito pela PUC-Rio. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (2011). Especialista em Direito Ambiental pela PUC-Rio (2008) e em Advocacia Pública pela UERJ (2005). Professora de Direito Ambiental da PUC-Rio.   
  • Daniel Braga Lourenço - Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ (1998), doutorando em Direito pela UNESA/RJ na área de Direitos Fundamentais e Novos Direitos e mestre em "Direito, Estado e Cidadania" pela Universidade Gama Filho - UGF/RJ (2006).   

5 de junho de 2014, quinta-feira

13h0-17h00 – Sessão temática: Os objetivos do Milênio da ONU para o Desenvolvimento Sustentável


Local: Auditório RDC

O Organização das Nações Unidas em 2000 começou a analisar os maiores problemas mundiais, sendo proposto 8 Objetivos do Milênio, que deveriam ser atingidos até 2015, tais como: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças e qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

A sessão temática propõe continuar o debate proposto pelo professor Dr. Jeffrey Sachs - diretor do The Earth Institute, da Universidade Columbia (NY), conselheiro especial do Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU) sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – quando veio à PUC-Rio para lançar as novas Metas propostas pela ONU.

Coordenação da mesa: Luiz Felipe Guanaes, diretor do NIMA, professor do departamento de Geografia da PUC Rio.


Palestrantes convidados:
  • Emma Torres - Emma S. Torres (Bolívia) é conselheira sênior do Escritório Regional para a América Latina e Caribe, do PNUD. Ela atuou como Diretora do Programa Regional para América Latina e Caribe, como Coordenadora Executiva Adjunta do PNUD / GEF. Atua também como coordenadora do PNUD para a Comissão de Desenvolvimento e Meio Ambiente para a América Latina e Caribe, produzido "Nossa própria agenda", "Amazônia sem Mitos" e "Nossa Agenda Comum para as Américas".
  • Claudio Maretti - É doutor em geografia humana, com tese sobre gestão territorial comunitária no oeste africano, mestre em geotecnia, com dissertação sobre o planejamento ambiental no litoral sul de São Paulo, e se graduou em geologia -- por diferentes unidades da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é líder da iniciativa  “Amazonia Viva”, da rede WWF.
  • Rayne Ferretti Moraes - Oficial Nacional para o Brasil da ONU-Habitat. Mestre e, Relações Internacionais pela PUC-Rio.  

6 de junho de 2014, sexta-feira

10h00-12h00 – Sessão temática: O desafio de entender e preservar o ciclo das águas


Local: Auditório RDC

A falta de chuvas atípica que ocorreu no verão de 2013-14 mostrou o potencial de conflito que a escassez de água pode causar. Houve um início de briga entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo sobre o direito de usar as águas do rio Paraíba do Sul. Esta mesa mostrará o projeto Rios Voadores, que estuda o transporte de vapor d’água da Amazônia para outras regiões, falará da importância de áreas protegidas e vegetações, como as matas ciliares, que são nascedouros e guardiões das águas doces; preservação de aquíferos e gestão das bacias hidrográficas. 

Coordenação da mesa: Eduardo Pegurier ( Editor da revista digital O Eco )


Palestrantes convidados:
  • Antonio Roberto Martins Barbosa de Oliveira - Possui graduação em Engenharia Civil pela PUC Rio, mestrado em Sciences de lEau - Université Pierre et Marie Curie e doutorado em Sciences de lÉau - Ecole Nationale Supérieure des Mines de Paris. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Proteção Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia, fluxo subterrâneo, recuperação de áreas degradadas, estudos ambientais e transbordo de bacias hidrográficas. Atualmente é professor de Hidrologia e Hidráulica no departamento de Engenharia Civil da PUC Rio.  
  • Pedro da Cunha e Menezes - Diplomata desde 1995. É também um ambientalista dedicado que já foi Chefe do Parque Nacional da Tijuca e, recentemente, ocupou a Diretoria de Unidades de Conservação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Colunista do site ((o))eco desde 2004, já publicou vários livros, entre eles, Trilhas do Rio e Parque Nacional da Tijuca, 140 anos da Reconstrução de uma Floresta. É autor de uma tese sobre administração de parques transfronteiriços, produzida para o Curso de Altos Estudos em Diplomacia, do Instituto Rio Branco. Mas, principalmente, é um viajante inveterado, que percorreu os mais importantes Parques Nacionais do mundo.  
  • Gerard Moss - Engenheiro mecânico por formação, trabalhou em afretamento marítimo e hoje é diretor da Safari Air, empresa de gerenciamento de projetos ambientais. Piloto privado desde 1983, deu duas voltas ao mundo (1992, 2001) em aviões leves, percebendo a praticidade de uma aeronave para levantar dados ambientais. Idealizou os projetos Brasil das Águas (2003-4), Sete Rios (2006-7) e desde 2007, Rios Voadores. Todos os projetos são ligados à água ou à chuva e unem pesquisa com conscientização e educação ambiental.  
  • Luiz Firmino Martins Pereira - Vice Governador do Conselho Mundial de Água, arquiteto urbanista, mestre em ciência ambiental e doutor em Geografia. Viabilizou a criação do Consorcio Intermunicipal para Gestão Ambiental das Bacias da Região dos Lagos e Rio São João, no papel de Secretario. Foi Presidente da SERLA (órgão gestor dos recursos hídricos do RJ), Presidente do INEA – Instituto Estadual do Ambiente. Hoje é Subsecretário Executivo de Estado do Ambiente e Vice- Governador do Conselho Mundial da Água.
  
12h00-12h30 – Encerramento

Local: Auditório RDC 



Endereço:

Rua Marquês de São Vicente 225 - Gávea - Rio de Janeiro
CEP: 22453-900 - Rio de Janeiro