O Eco no seu email

10ª Feira da Terra

Data de início: 16/11/2012 das 10:00:00 às 20:00:00 | Data de término: 18/11/2012 das 10:00:00 às 20:00:00
NOVA FRIBURGO REALIZA A 10ª FEIRA DA TERRA EM NOVEMBRO

Desde 2010 representando a região com produtos oriundos da agricultura familiar, do artesanato local e das iniciativas empreendedoras de caráter ambiental, a Feira da Terra será realizada nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em São Pedro da Serra, Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. O evento, que utiliza conceitos como agroecologia e economia criativa, aliados a expressões da cultura popular, tem um novo formato nessa edição. Produtos orgânicos, troca de sementes, artesanato, música, dança, oficinas, rodas de conversas, espaço das crianças, práticas alternativas à saúde, alegria e descontração fazem parte do cardápio do evento. A idéia é trazer informações, novidades e troca de conhecimentos, e com isso, contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas.

Realizada pelo Coletivo Feira da Terra e patrocinada pelo Sebrae/RJ e ENERGISA contando com diversos parceiros, entre eles Instituto Pindorama, Lumiar Aventura, Lausanne Produtora Cultural e Prefeitura de Nova Friburgo, o evento Feira da Terra tem como principal objetivo, a divulgação do trabalho de produtores, artesãos e artistas da região, para trazer geração de renda e alternativas de escoamento dessa produção, além, claro, de proporcionar momentos de descontração para toda a família que busca uma vida na sua melhor expressão. Nessa edição – agora com três dias de atividades – as barracas serão produzidas pelo Instituto Pindorama com iluminação LED, com novidades na programação.

Entre as principais atrações, estão Musik Fabrik, Jander Ribeiro & Rodrigo Garcia, a trupe Grandes Seres da Montanha, Família Clou e a Fundação Kokopelli. Grandes Seres da Montanha é uma das atrações culturais que vai garantir a programação divertida da feira. A trupe é de circo e resgata do folclore brasileiro umas das mais expressivas formas simbólicas - o circo-teatro. Um espetáculo para qualquer idade, contada com uma linguagem irreverente e atual.   
A Fundação Kokopelli - organização francesa sem fins lucrativos - possui como finalidade a venda de sementes crioulas (sementes conservadas por famílias agricultoras) aos países desenvolvidos para estar em condições de doar sementes e conhecimentos de agroecologia aos países em desenvolvimento. Possui como programas principais a doação, a promoção de oficinas e a criação de banco de sementes. Durante a Feira da Terra, a Kokopelli estará promovendo uma troca de sementes crioulas com os participantes do evento em São Pedro da Serra.
  
A feira será montada na pracinha charmosa de São Pedro da Serra - Praça João Heringer – com barracas de bambu padronizadas para a venda dos produtos e tendas. Entre tantas novidades, está o Espaço da Cura, reservado às práticas alternativas para cuidar da saúde e serviços de prevenção. A Feira da Terra pretende resgatar e valorizar a sabedoria dos povos que vivem na região, com suas receitas caseiras e produtos artesanais, assim como incentivar as práticas de consumo mais sustentáveis, através da aquisição de alimentos agroecológicos. Reconhece os vínculos de confiança entre as partes, quando a venda é feita direta do produtor. De acordo com as estações cíclicas da natureza, a Feira da Terra tem sua periodicidade baseada nas épocas de plantio e colheita, o que garante um evento por cada estação do ano.

Os interessados em acompanhar a produção do evento podem acessar o sitewww.feiradaterra.org’.

Endereço:

Praça João Heringer - São Pedro da Serra (distrito) - Nova Friburgo
CEP: 286000-000 - Rio de Janeiro