Importância dos recifes de corais é tema de palestra

Duda Menegassi
quarta-feira, 23 maio 2012 18:58
Coral prejudicado por bioerosão. Cerca de 75% dos corais estão ameaçados de extinção. Foto: Wikipédia.
Coral prejudicado por bioerosão. Cerca de 75% dos corais estão ameaçados de extinção. Foto: Wikipédia.

Dia 24 de maio, o cientista Kenneth Anthony, do  Australian Institute of Marine Science, dará a palestra “Respostas dos Recifes de Coral às Mudanças Climáticas e Acidificação dos Oceanos”, que será transmitida no Museu Nacional, às 14 horas. A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados, mas vale a ressalva de que ela será realizada em inglês, sem tradução. Haverá um link ao vivo via web para todos aqueles que queiram fazer perguntas.

A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Zoologia do Museu Nacional (UFRJ) e do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. A preservação dos recifes de corais é lembrada no Rascunho Zero, da Rio+20, mas Kenneth ressalta que os recifes ainda são subestimados e que ele “gostaria de ver pontos mais específicos abordando soluções para os problemas ambientais  dos recifes de coral, nesta era de crescentes ameaças”.

Segundo Kenneth, os recifes de coral são importantes não só ecologicamente por serem um dos habitats mais ricos em flora e fauna, mas também economicamente e socialmente, pois os recifes são essenciais para setores de pesca, turismo e economias interdependentes; e por serem necessários para várias pessoas que dependem deles para viver, como forma de subsistência nos trópicos.

Serviço
Palestra “Respostas dos Recifes de Coral às Mudanças Climáticas e Acidificação dos Oceanos” (Coral Reefs Responses to Climate and Ocean Changes), com o cientista Dr. Kenneth Anthony. Realizada em inglês, sem tradução.
Quando: 24 de maio, quinta-feira, às 14h.
Local: Museu Nacional – UFRJ – Auditório da Biblioteca, localizado no Horto Botânico, na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – Rio de Janeiro.
 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.