Notícias

Produção de mel de abelha nativa começa a ser comercializada

Mel de abelha nativa sem ferrão da Mata Atlântica é bastante apreciado na alta gastronomia. Produto começa a ser vendido no Paraná.

Redação ((o))eco ·
20 de agosto de 2014 · 10 anos atrás

Abelhas Jataí trabalham na produção de mel. Foto: Wikipédia.
Abelhas Jataí trabalham na produção de mel. Foto: Wikipédia.

Cultivado na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, chega esse mês aos mercados o mel de abelha nativa sem ferrão Jataí, produto apreciado na gastronomia. A comercialização é uma conquista dos produtores da Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba (Acriapa), criada em 2007 com objetivo de aliar geração de renda e conservação da biodiversidade.

Desde o nascimento da associação, há 9 anos, a Acriapa contou com o apoio técnico da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) para produzir 60 kg de mel por ano. Na colônia, são retirados no máximo um quilo de mel por comunidade de abelhas.

“O que começou como um pequeno projeto de meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão) hoje está crescendo e se tornando uma cooperativa capaz de gerar renda aos produtores locais e contribuir com o turismo de base comunitária”, diz Sueli Alves dos Santos, secretária da cooperativa e da associação.

A criação de abelhas nativas sem ferrão, conhecida como meliponicultura, é uma atividade de baixo impacto ambiental, pois é um modo de produção que minimiza a derrubada de árvores, usadas para abrigar colméias.

Prontas pro mercado

Por enquanto, a comercialização do mel se dá por meio de garrafinhas de vidro de 65 gramas com o custo de 12 reais + frete (O mel pode ser adquirido através do e-mail [email protected]). Em breve o produto estará disponível disponível em lojas de produtos alimentícios.

Os produtores moram em Áreas de Proteção Ambiental (APA), nas reservas Morro da Mina, Rio Cachoeira (em Antonina) e Serra do Itaqui (em Guaraqueçaba). O trabalho de apicultura está sendo financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Pan American Development Foundation (PADF).

 

 

Leia Também
Desbancadas pelas africanas, abelhas sem ferrão ressurgem
Dicas de como ter uma alimentação mais sustentável
Aprenda a fazer hortas em sua casa

 

 

 

Leia também

Análises
28 de março de 2024

O Turismo ocupando seu lugar na gestão participativa das Unidades de Conservação

Entidades do Trade Turístico podem – e devem! – participar do debate e contribuir com a gestão das áreas naturais protegidas

Colunas
28 de março de 2024

Morte da sucuri Anajulia (Vovózona) liga alerta na comunicação científica 

O sensacionalismo nos impõe um dilema: se por um lado corrói a credibilidade e piora o debate público, por outro pode causar mobilização suficiente para fazer as autoridades agirem

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.