Salada Verde

Divulgação do Relatório do IPCC: semana decisiva para o clima

Reunião com representantes de 195 países divulgará o resultado do primeiro volume do 5ª relatório, cuja análise técnica já está pronta.

Redação ((o))eco ·
23 de setembro de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Começou hoje (23) a reunião em Estocolmo com representantes de governos de 195 países, e que até sexta (27) aprovará o texto final do primeiro volume do Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O último relatório foi publicado há 6 anos.

O relatório foi elaborado nos últimos 4 anos. Cerca de 830 cientistas de vários países participaram da elaboração do documento que traz uma síntese sobre a situação do clima no mundo.

Em entrevista a Bernardo Esteves, o climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Inpe e secretário do Ministério da Ciência, afirmou que o relatório está “devastador”. “Não dá um passo para trás em relação à versão anterior e ainda vai mais longe.” Já o físico Paulo Artaxo, da USP, adiantou que houve um aumento no grau de certeza da influência humana no fenômeno, conforme declarações reproduzidas na reportagem “Clima malparado”, na piauí de setembro.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o relatório técnico do painel já está pronto e deverá ser publicado na próxima sexta (27).

Leia Também

Para IPCC, renováveis são saída para aquecimento global
Chefe do IPCC tem esperanças de acordo
Aquecimento global: ultrapassado limiar crítico de carbono

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.